O pagamento do décimo terceiro salário e as férias coletivas são fatores que impulsionam as vendas de final de ano. Além disso, as datas comemorativas e as festas também contribuem para o aumento da demanda no comércio e no varejo. Entretanto, para o micro e pequeno empreendedor aproveitar esse período, a organização é essencial.
Por isso, pensando em ajudar os empresários nessa época, a vhsys, fornecedora de plataforma de gestão para micro e pequenas empresas, levantou algumas dicas. Confira orientações que vão te auxiliar com as vendas de final de ano e, ainda, na preparação para 2022.
A atenção ao fluxo de caixa é o que vai permitir atender aos seus clientes com estoque de produtos, e também, às demandas financeiras da sua empresa.
Explica o head de vendas da vhsys, Valdemar Eleuterio Junior:.
A pandemia mostrou que ter um fluxo de caixa saudável é vital. Por isso, para o próximo ano, é crucial que esse aspecto se torne uma das prioridades para os empreendedores. Mesmo que o período indique retomada, é importante estar preparado para adversidades e se manter forte na recuperação dos negócios.
Já o controle de entradas e saídas de produtos é fundamental neste período de vendas de final de ano. É com esta organização que será possível a total percepção do negócio e o que está ou não dando certo.
O controle de estoque é extremamente necessário para conseguir atender os clientes e para ter os produtos corretos. Isso porque não adianta um estoque gigantesco de produtos que não têm giro. Por isso, fazer uma análise e entender quais são os itens com mais venda e, a partir disso, se preparar para o ano-novo é fundamental, diz Junior.
Para os produtos acumulados e com dificuldade de saída, a dica é investir nas promoções ou vendas no preço de custo no início do ano.
Novos canais de venda ganharam força com a pandemia, pois o consumidor passou a comprar mais de maneira online. O que antes era algo do futuro passou a ser parte da vida de milhares de brasileiros em um curto período de tempo.
O ideal é que os empreendedores invistam cada vez mais em diferentes espaços como marketplaces, WhatsApp e redes sociais. Isso amplia a facilidade de atingir e conversar com novos públicos. Diante de uma retomada de negócios, permanecer somente com o comércio físico é uma estratégia bastante arriscada.
Explica o head de vendas da vhsys.
A peça-chave para a organização dos processos neste período de vendas de final de ano e para a retomada dos negócios é a tecnologia. Ter todas as informações na palma da mão, de maneira simples e integrada, e gerar análises assertivas são apenas alguns exemplos do que as ferramentas digitais podem levar para as empresas.
Obter um programa de gestão que reúna, de maneira automatizada, todas as principais funções do dia a dia, como fluxo de caixa, controle de estoque, geração de notas fiscais e visibilidade, em novos espaços, é de extrema importância, diz Junior.
Complementa Junior:
Isso ajuda o empreendedor a ter uma visão completa do seu negócio e a elaborar o melhor planejamento. Além disso, as ferramentas ajudam no ganho de tempo, de precisão e a evitar a geração de custos desnecessários, já que auxiliam na redução de erros em cada processo.
Com essas dicas, você vai conseguir aproveitar ainda mais as vendas de final de ano e começar 2022 com tudo.