No momento atual, onde a atuação das empresas no meio digital se intensificou, o atendimento e o relacionamento com o cliente tem se transformado cada vez mais rápido. É fundamental identificar e solucionar gargalos desses processos para fidelizar sua carteira de clientes.
Mas como fazer isso?
Confira abaixo 4 dicas práticas que irão te auxiliar:
1 Tenha empatia
Nesse contexto de pandemia, as pessoas não querem somente adquirir/contratar algum produto ou serviço, elas querem se sentir ouvidas, acolhidas. Então, pense na necessidade do cliente, busque se colocar no lugar dele e avalie como será o seu atendimento.
Sempre que for realizar um atendimento, exercite sua capacidade de ouvir sem julgamentos e busque compreender o que o outro quer te falar de forma oculta. Você irá perceber que conforme o atendimento se desenvolve o cliente passa a ter mais confiança no que você diz e se sentirá mais confortável em fazer questionamento sobre o produto/serviço, o que levará vocês a criarem um relacionamento.
2 Tenha iniciativa
Quando um cliente entra em contato buscando um determinado produto ou serviço, e você sabe que ele precisará de outras coisas, ofereça a ele todas as ferramentas/soluções necessárias.
Exemplo: O cliente liga para verificar se a empresa tem uma determinada marca de lâmpada, e o atendente diz que sim, e oferece também bocal, fios, fita isolante, e etc. A probabilidade desse cliente avaliar de forma positiva o atendente é alta, pois, ele consegue perceber na conversa que a empresa está preocupada na resolução do problema em questão, e que o atendente tem conhecimento na área que atua.
O cliente precisa ter a sensação de que recebeu mais do que esperava, então, sempre que possível surpreenda seu público.
3 Tenha disponível vários meios de contato
Lembra da frase Quem não é visto, não é lembrado? Pois bem, aqui não basta ser visto, é necessário que ao disponibilizar canais variados de contato, você esteja preparado para responder seus clientes em todos eles.
Certamente, você já entrou em contato com alguma empresa pelo IG ou FB e não obteve retorno, ou se recebeu retorno foi após longo dias, e seu interesse já havia se dissipado. Quando isso acontece normalmente ficamos irritados com a empresa e dificilmente voltamos a procura-lá.
Então, caso opte por ter vários canais, foque em dar atenção a eles, respondendo cada contato realizado, ou ao invés de um aliado digital você terá insatisfações, e não queremos isso néh.
Pense sempre nas melhores opções para que seja simples, prático, rápido e conveniente para seu público.
4 Faça uma análise do seu atendimento
Quando se trata de satisfação do cliente, o ideal é não supor que ele tenha gostado e sim fazer uma avaliação real por meio de pesquisa de satisfação.
A pesquisa deve ser objetiva e abordar apenas o que importante para que sua empresa possa melhorar.
O Google Forms ou o Forms.Office poderão te auxiliar com isso, pois são sites gratuitos que lhe permitem criar formulários para essa pesquisa.
Os aspectos mais comuns de avaliação são:
- Nota geral dado ao atendimento do cliente;
- Solução do problema;
- Qualidade das informações fornecidas;
- Sugestões;
- O que mais agradou o cliente.
- e etc.
Com esses dados em mãos é possível realizar uma análise e identificar quais são os pontes forte e os pontos de melhorias de sua empresa.
Você pratica alguma dessas dicas? Quais delas você mais gostou?
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