O engajamento é dos pilares mais importantes do Customer Success, pois não adianta nada captar novos clientes, se com o passar do tempo eles vão perder o interesse com a empresa e desistir de usar seu produto ou serviço, não é mesmo?
É importante ressaltar, que assim como não existe uma fórmula mágica para criar a jornada do cliente, também não existe uma para criar o engajamento, ou seja, tudo vai depender e variar de acordo com a empresa e o tipo de serviço ou produto que ela oferece.
A seguir, listei 4 dicas que podem te ajudar a manter o seu cliente engajado. Vamos lá!?
Saiba quais são os indicadores que refletem o engajamento do seu cliente
Pense no formato do seu negócio e tente listar como pode medir o engajamento do seu cliente. Escolha um indicador mensurável, que você possa medir e acompanhar com o tempo. Por exemplo, se você tem uma academia, deve medir a frequência média semanal do seu cliente, quais aulas ele se interessou quando contratou o pacote e a quais ele está participando hoje e com qual frequência.
- Esteja presente na vida do seu cliente
Onde o seu cliente está? Nas reses sociais, Instagram ou Linkedin? Então é lá que você deve estar e marcar presença com sua marca ou produto! Importante lembrar que aqui estamos falando em marcar presença com assuntos e publicações relevantes para o seu cliente.
- Faça campanhas de e-mail
Essa é uma ótima maneira de manter seus clientes engajados, mas é importante ter uma certa personalização nesses e-mails, assim o cliente não vai achar que você enviou o mesmo e-mail para todos os clientes, e sim, que dedicou um tempo para enviar algo específico para ele. Existem diversas ferramentas que fazem isso hoje de forma automatizada e gratuita.
- Gamificação
Já pensou em dar pontos para o seu cliente? Sim, isso mesmo, pontuar as interações que ele tem com a sua empresa e desbloquear benefícios com o atingimento de determinada pontuação. Além de deixar seu cliente engajado, pode ser uma ótima forma de atrair novos clientes.
Por fim, mas não menos importante, faça uma análise dos dados para tomas qualquer decisão. Você não saberá se está no caminho certo, se não souber como medir ou acompanhar de alguma forma.
Pense nisso e se tiver alguma dúvida, deixa nos comentários que analisamos juntos a melhor maneira de resolver.
Um abraço e até a próxima.