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4 dicas para criar um portfólio digital

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4 dicas para criar um portfólio digital
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 17 JUN. 2022
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Se você deseja criar um portfólio digital para se destacar no mercado, seja para conseguir uma vaga de emprego ou mais clientes, existem algumas dicas que podem te ajudar! 


Construir um portfólio forte é crucial para conquistar novos clientes e expandir seus negócios, bem como também é importante para que profissionais conquistem vagas de trabalho.


A grande questão é que o seu portfólio é um reflexo de quem você é, sua experiência e o que você pode fazer por seus clientes ou empregadores. 


Um portfólio pode mostrar seu trabalho, serviços ou produtos. Designers, desenvolvedores, artistas, arquitetos, fotógrafos etc., todos podem se beneficiar de um ótimo portfólio online. 


Dito isso, neste artigo, descreveremos algumas dicas simples que podem te ajudar a criar um bom portfólio digital. Confira! 


Dicas para criar o seu portfólio digital

Aqui estão algumas dicas importantes que te ajudarão a criar um bom portfólio digital para divulgar o seu trabalho. 

1. Escolha a plataforma certa

Escolher uma plataforma é um primeiro passo importante na criação de um portfólio digital. Existem muitos construtores de sites ou plataformas de comércio eletrônico que podem ser perfeitos para apresentar seu trabalho ou produtos. 


Os criadores de sites são uma maneira eficaz de criar sua página online sem precisar de experiência de desenvolvedor ou codificação. Você pode publicar facilmente seu portfólio online escolhendo um modelo, inserindo seu trabalho e informações de contato e conectando-se a um domínio personalizado. 


Além disso, você também pode optar por outras ferramentas que são específicas para a divulgação de trabalhos.

Algumas opções que você pode considerar para criar seu portfólio online são:


  • WordPress;

  • Behance;

  • Wix;

  • Medium;

  • Tumblr. 


2. Apresente seu melhor trabalho com uma história

Seu portfólio digital não deve ser uma linha do tempo de todos os projetos que você já concluiu. É mais prático se concentrar em apresentar seu melhor trabalho de uma maneira que possa falar com seus clientes. 


Se você é um web designer, inclua projetos dos quais se orgulha particularmente e que mostram seu estilo preferido. Você também pode incluir projetos que foram amados por seus clientes, mesmo que não sejam seus favoritos.


Se você é um fotógrafo, suas galerias devem refletir sua gama de serviços (ou seja, casamentos, retratos, etc.) e dar aos visitantes uma ideia do que esperar. 


Depois de escolher seu trabalho, você pode começar a organizar seu portfólio de uma forma que conte uma história. Por exemplo, os designers podem querer incluir detalhes de seu processo de design e trabalhar com o cliente. 


3. Forneça prova social

Fornecer feedback e comentários do cliente é uma parte importante da aquisição de clientes. Ao pesquisar um serviço ou produto, uma das primeiras coisas que um potencial cliente fará é procurar avaliações na internet. 


A prova social pode incluir declarações do Facebook, e-mails, avaliações do Google, etc. Certifique-se de entrar em contato com seus clientes para perguntar se você pode incluir a declaração deles em seu portfólio online. 


Geralmente, os clientes geralmente ficam felizes em ter seus comentários incluídos e podem até adicionar comentários úteis adicionais. 


4. Facilite o contato dos visitantes

Quando alguém visita seu site, certifique-se de que eles possam facilmente entrar em contato com você. 


Isso pode parecer óbvio, mas lembre-se sempre de que, se seus visitantes não encontrarem as informações que estão procurando em questão de segundos, há uma grande chance de que eles desistam do seu site e procurem em outro lugar. 


Apresente suas informações de contato em algum lugar do seu site que seja claramente visível. Localização, e-mail e número de telefone ajudarão a aumentar a legitimidade do seu site. 


Também é benéfico vincular mídias sociais relevantes ou outras plataformas que você deseja que seus visitantes encontrem.


Últimas considerações

Se você deseja criar um portfólio digital, mas não tem experiência com codificação, não precisa se preocupar. Existem construtores de site e outras ferramentas que são muito práticas de serem utilizadas, o que te ajudará a criar um portfólio de forma prática. 


Por fim, tenha em mente que o seu portfólio digital tem como objetivo não somente mostrar o seu trabalho, mas também conquistar quem irá acessá-lo. Contratar uma empresa de criação de sites SP pode acabar sendo uma solução mais rápida.


Por fim, tenha cuidado com o design, com erros de português e assim por diante. Quanto maior for a qualidade do seu portfólio, maiores serão as chances de conquistar mais clientes e/ou uma nova oportunidade de emprego. 


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Lucas Widmar Pelisari
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