Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

4 dicas essenciais para a gestão do seu e-commerce

avatar THAIS TEIXEIRA SANTOS SILVA
Thais Teixeira Santos Silvafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
4 dicas essenciais para a gestão do seu e-commerce
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 09 AGO. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase





Nos últimos anos, o comércio eletrônico tem sido visto como uma alternativa viável para quem quer empreender ou impulsionar as vendas, seja para vendas de bisnaga de plástico, por exemplo, entre diversos outros produtos.


Com a pandemia de COVID-19, ele se tornou a principal opção para manter empresas ativas em meio ao distanciamento social. Contudo, sem uma efetiva gestão de e-commerce, são grandes as chances de que uma loja virtual não alcance os resultados esperados. 


Não é à toa que o tempo médio de vida dos comércios eletrônicos brasileiros é de apenas três meses: o principal desafio não está em começar uma loja, mas em mantê-la ativa e em destaque frente à concorrência. 


Assim como em outros tipos de negócios que necessitam de uma gestão eficiente e serviços de qualidade, como restaurantes ou prestadores de serviços em aplicações de manta asfaltica para telhado, uma boa administração e um acompanhamento contínuo são importantes e necessários para que seu site alcance um bom desempenho.


Composta por uma série de etapas administrativas, que incluem logística, vendas, tecnologia e marketing, a gestão de e-commerce é mais complexa do que parece. Continue a leitura e confira dicas indispensáveis para uma boa gestão do seu negócio digital.

Dicas para otimizar sua gestão de e-commerce

Com expectativa de crescimento nas vendas de 26% em 2021, o e-commerce brasileiro se encontra em um cenário otimista. Aliada ao aumento na conectividade e às mudanças nos hábitos do consumidor, essa perspectiva positiva tem feito com que muitos empreendedores apostem nesse segmento.


Assim, a competitividade do mercado está cada vez maior. Hoje, não basta ter um site para conseguir bons resultados nas vendas online. Afinal, uma boa parcela das empresas, tanto B2C quanto B2B, já recorreram ao ambiente digital. Para obter um bom desempenho, uma gestão de e-commerce eficiente é imprescindível. Veja a seguir como gerenciar com eficiência.

1. Escolha bem a plataforma

O primeiro passo para uma gestão de e-commerce efetiva é a escolha de uma boa plataforma, que ofereça todas as funcionalidades necessárias para suas vendas online. 


Há diversas opções disponíveis no mercado, e cada uma atende a necessidades específicas.

 

2. Tenha um controle financeiro eficiente

Não adianta investir em uma excelente plataforma e surpreender nas entregas se sua empresa não fizer um bom gerenciamento das finanças. 


Planejar corretamente as despesas e manter o controle do fluxo de caixa é fundamental para assegurar a saúde financeira do seu negócio.

3. Escute seus clientes

Você sabe o que seus clientes têm a dizer? Receber feedbacks dos consumidores é essencial para encontrar pontos fortes, bem como oportunidades de melhorias e falhas que precisam ser corrigidas, ou até mesmo de produtos que podem ser inseridos na plataforma ou mais informações de amplificador de som, por exemplo.

 

Não tenha receio de receber críticas de seus clientes. Afinal, elas podem te ajudar a otimizar cada vez mais a sua loja virtual e alcançar melhores resultados.

4. Invista em marketing

Já imaginou desenvolver um ótimo site e, mesmo com tanto empenho, sequer conseguir atrair visitantes? 


Acredite: essa, infelizmente, é a realidade de muitos negócios que optaram pelas vendas online. 


Conseguir se destacar na internet não é uma tarefa simples, mas também não é impossível: basta contar com uma boa estratégia de marketing.

 


Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe essa postagem em suas redes sociais.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

avatar THAIS TEIXEIRA SANTOS SILVA
Thais Teixeira Santos Silva
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 751 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?