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Bar e Restaurante - 4 ações no marketing que você deveria se preocupar

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Bar e Restaurante - 4 ações no marketing que você deveria se preocupar
4 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 28 NOV. 2022
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Todo pequeno negócio deveria se preocupar com o seu Marketing diariamente. Pois é isso que vai ajudar a impulsionar sua empresa e atrair clientes de forma consistente.


Um levantamento do SEBRAE indica que existem cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos no Brasil e que, desse total, 99% são empresas de pequenos negócios.


Dentro desse enorme número encontram-se os microempreendedores individuais e as microempresas (MPE), que também estão protegidos pela Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.


E olha só outro dado ainda mais importante: Pequenos negócios representam 30% do PIB, de acordo com um estudo elaborado pelo Sebrae e FGV, o que confirma a relevância das micro e pequenas empresas na economia brasileira.


Então, se você é dono de uma pequena empresa ou pretende abrir uma, é melhor se preocupar com os 4 pontos abaixo.


Compra de anúncios

O que dá para fazer com R$30 a R$ 50/dia para um raio de 2km ou mais do local é um absurdo. O poder de segmentação que anúncios online oferece é único. Quando eu tinha um restaurante fazia muito e o resultado era absurdo.


E é aqui que você pode testar de tudo um pouco. São os testes diários que podem lhe trazer mais e mais resultados. Um criativo diferente, uma segmentação com menos público, uma copy direto ao ponto.


Se algo não deu certo, coloque de lado e comece de outra forma. Quando se trata de fazer tráfego pago não existe uma fórmula mágica e muito menos de apertar alguns botões.


Alguns dos meus clientes, por exemplo, estão tendo ótimos resultados com anúncios nos stories investindo entre R$ 20,00 e 30,00 dia. Segmento de petshop e cafeteria.


Atendimento e experiência do cliente:

Do que adianta investir em anúncios online para atrair novos clientes, se você não consegue oferecer um bom atendimento e experiência em torno do seu negócio. Vai queimar R$.


Treine seus colaboradorescrie processos e padrões de atendimento, mas não faça com o que mesmo seja engessado, mapeie situações que possam prejudicar a reputação do seu negócio e, principalmente, seja único para o seu cliente desde o primeiro contato.


Elabore um checklist do seu atendimento e converse com todo o seu time. Criar uma cultura de atendimento desde o início é mais fácil do que quando as coisas forem aumentando e fugir um pouco do controle.


Após fazer um curso na Disney nos Estados Unidos pelo Disney Institute, aprendi muitas estratégias com a metodologia deles e tenho aplicado junto aos meus clientes.  

Com um atendimento diferenciado e que promova experiência ao seu cliente, você sairá na frente dos seus concorrentes.


Content marketing:

Não importa qual seja o seu negócio, mas comece a CRIAR conteúdo de verdade. Não precisa comprar imagens em bancos de imagens e muito menos criar cards com o seu logotipo. Tudo dentro do seu negócio pode virar conteúdo. Até um papel amassado na lata de lixo pode virar conteúdo.


E é aqui que está uma das maiores dificuldades dos clientes que chegam até a mim. E isso acontece pois o foco do conteúdo está indo para o lado errado.


Sempre que eu começo uma consultoria que envolve o Marketing de Conteúdo utilizo uma ferramenta com o cliente.



E a partir das respostas obtidas junto ao cliente daremos início ao planejamento e as estratégias.


Social selling:

Redes sociais são canais de relacionamento. Relacionamento são negócios disfarçados. Entenda que seus canais precisam gerar negócios, precisam gerar VENDAS


Afinal, esse é o seu combustível.


Por isso tenha metas de negócios realizados e não apenas de impressões, alcance e visualizações. E aqui tem um outro problema que pequenos negócios enfrentam: Como definir metas comerciais e de engajamento dentro do seu negócio.


Se você faz uma publicação no Instagram e ela teve um engajamento alto, mas não converteu em clientes, saiba que sua estratégia está errada. Exceto se você for uma ONG e não dependa do R$ para fazer o seu negócio rodar.


conteúdo que você gera em seus canais precisam despertar atenção do seu público-alvo, para que ele sinta o interesse de querer te ouvir ou até mesmo você, caso seja um negócio local, por exemplo.


BÔNUS: A importância do WhatsApp

Por que eu queria lhe mostrar isso? Primeiro por que que eu atendo pequenos negócios desde 2010. Somando mais de 500 clientes em diversos nichos no Brasil, Estados Unidos e até na Europa e também pelo fato de já ter tido um restaurante que se enquadra nessa modalidade.


Segundo foi que eu consegui, ao longo de todos esses anos, construir uma metodologia única e customizada para esses negócios. Evitando que muitos percam R$ e façam investimentos equivocados.


Então se você tem um pequeno negócio e precisa da minha ajuda, clique aqui e me chame no WhatsApp para que possamos conversar.



Fontes citadas no artigo:

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Andre Augusto Damasceno Mendes
Consultor para PME's desde 2009 + de 1.000 consultorias realizadas com clientes em todo Brasil, EUA e Europa Mentor para pessoas que desejam viver de Consultorias e terem negócio$ lucrativo$favorite_outline Seguir Perfil
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