Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightEmpresas Inovadoraskeyboard_arrow_rightArtigos

3 PASSOS PARA MEDIR A PRODUTIVIDADE DOS COLABORADORES

avatar SARAH GOLINHAKI
Sarah Golinhakifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
3 PASSOS PARA MEDIR A PRODUTIVIDADE DOS COLABORADORES
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 16 SET. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Afinal, como saber se a minha empresa é produtiva?


Alguns especialistas resumem a produtividade em "fazer mais com menos." Isso realmente é incrível! Todas as empresas esperam melhorar a sua gestão, reduzir custos e tornar seu processo mais eficiente. Afinal, isso é o sonho de qualquer gestor, mas para outros acaba se tornando um pesadelo pelo fato de que muitos não sabem por onde começar!

Se você se identifica com isso e quer entender melhor como tornar a sua empresa mais produtiva, acompanha comigo o nosso primeiro passo:


Como calcular a produtividade da minha empresa?


Um primeiro passo para entender quão produtiva é a sua empresa é medir a produtividade, para isso vamos precisar de três dados: faturamento bruto, custos variáveis e número de pessoas ocupadas





Número 1 - Faturamento Bruto: Valor total da venda de produtos e serviços durante o mês, ou seja, faturamento total do período. Unidade de medida R$


Número 2 - Custos Variáveis: Seus valores dependem diretamente do volume de vendas efetivado num determinado período, como matéria-prima, comissões de vendas, frete, etc. Não inclui custos fixos como salários e aluguéis.


Número 3 - Pessoas Ocupadas: Número de pessoas que trabalham na empresa por pelo menos uma hora por semana, remunerados ou não, independente de terem ou não vínculo empregatício formalizado.


Entendendo o resultado do indicador de produtividade


Com esses dados em mãos conseguimos chegar no nosso indicador de produtividade, esse valor indica a média que cada pessoa da sua equipe produz para a empresa.

Para ter referência se esse número está bom ou ruim você pode fazer o acompanhamento mensal identificando quais períodos do ano a sua empresa é mais produtiva, além disso, com esse indicador você pode definir metas e criar estratégias que ajudem a alcançar melhores resultados aumentando a produtividade da sua empresa.


E aí, bora implementar?

Eu sou a Sarah Golinhaki, Agente Local de Inovação e espero ter ajudado você com mais uma de nossas dicas! Até a próxima!

avatar SARAH GOLINHAKI
Sarah Golinhaki
Facilitadora de Inovação em 125 empresas pelo Sebrae PR e conteudista de Marketing e Vendas do Programa Sebrae na Sua Empresa para + de 90 mil negócios de Minas Gerais.favorite_outline Seguir Perfil
capa Empresas Inovadoras
Empresas Inovadoras
people 1556 participantes
Esse grupo busca apresentar, por meio da inovação, assuntos ligados ao crescimento das micro e pequenas empresas. Fortalecendo assim os ecossistemas de inovação do Brasil. Participe com a gente!
fixo
Em alta
Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
22 nov. 2023Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
Determine o futuro da sua empresa
27 jan. 2022Determine o futuro da sua empresa
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?