Criado em 10 FEV. 2022text_decreaseformat_color_texttext_increase
Não existe uma fórmula mágica, porém com algumas estratégias certeiras
você conseguirá atrair clientes, melhorar a performance, vender mais, mesmo em
um cenário cheio de incertezas. Bom, se você está aqui deve estar se
perguntando quais são essas estratégias, certo?
Aqui vou te trazer algumas informações sobre elas, mas também te
convido a participar do Sebrae
Experience - Ative o Crescimento, evento do Sebrae gratuito no dia
09/02 às 19h. Mas enquanto isso, vamos aos 3 assuntos desse artigo?
Marketing de Performance

O Marketing de Performance é um tipo de Marketing Digital onde todas as
ações são focadas em um resultado, ou seja, o objetivo é analisar os dados e
identificar se o investimento feito nas mídias digitais está dando retorno.
Para começar é fundamental que a sua empresa tenha bem traçado um
planejamento, objetivos e estratégias para daí sim colocar em prática o
marketing de performance, ou seja, analisar os dados e tomar decisões mais
eficientes.
E o que você deve analisar quando falamos em marketing de performance?
- Impressões: essa métrica significa quantas vezes seu anúncio foi
mostrado para o público e é separada por canal. Aqui não é o número de pessoas
que viram seu anúncio e sim o número de vezes que ela apareceu e pode ser para
a mesma pessoa mais de uma vez.
- Cliques: só impressões pode não ser uma métrica de sucesso. É
preciso comparar o número de impressões com a taxa de cliques de cada uma das
peças.
- Engajamento: este índice traduz quantas interações um determinado
post teve desde a sua postagem. Aqui são consideradas para o cálculo os likes,
comentários, cliques e compartilhamentos.
- Leads: parte muito importante que refletirá diretamente nas vendas,
afinal leads são os seus potenciais clientes. Você pode conseguir novos leads
através da entrega de um conteúdo rico, assinatura em uma newsletter, etc. Com
esses contatos, seu time comercial receberá contatos interessados para que
assim alcancem seus objetivos de vendas.
- Mídia paga e mídia orgânica: analisar dados é a essência do
marketing de performance e ele está totalmente relacionado com mídia paga e em
como melhorar a performance dos seus anúncios. E a mídia orgânica o que
tem a ver? Tudo! Quanto maior o tráfego orgânico, menos você precisará investir
em anúncios digitais.
Os benefícios do Marketing de Performance são muitos e algumas das
principais vantagens em implementá-lo no seu negócio é a análise em tempo
real de uma nova estratégia, aumentando a capacidade de tomada de decisão
dos gestores de modo eficaz e rápido. Assim é possível fazer alterações a
qualquer momento de modo a otimizar resultados. Tudo isso com o objetivo
de ter um resultado palpável para todas as ações realizadas dentro de
uma mesma campanha.
Branding

Conquistar a mente e os corações de seus clientes, esse é o objetivo
principal quando falamos de branding, ou seja, são as ações alinhadas com o
posicionamento, propósito e valores da marca.
Ou seja, todos os movimentos que sua marca faz, desde a criação do seu
logo, a fonte que utilizará, discurso a ser aplicado, tom de voz, pessoas que
irão representar, tudo isso é a construção da personalidade da sua marca na
mente do consumidor através de sensações e percepções.
Quando falamos em branding falamos da criação de um significado por meio
de símbolos e como você cria sua identidade para conquistar seus consumidores?
Vamos falar aqui sobre algumas delas:
- Identidade visual: seu logo faz parte sim da sua identidade visual
e é a ponta da comunicação dos elementos que compõem toda sua comunicação
visual. Então você precisa ficar atento às cores que você vai escolher para sua
comunicação. Dentro da psicologia das cores, cada cor passa uma determinada
ideia e desperta determinados sentimentos, por isso pense nos atributos da sua
marca antes de escolher quais cores utilizar. Ícones, símbolos e
ilustrações também contribuem para sua identidade visual. Não somente o
símbolo da sua logo, mas como você irá se comunicar com o seu público, com
fotos reais de pessoas, elementos, ilustrações. Por fim, a tipografia,
qual a fonte primária e secundária que utilizará na sua comunicação.
- Slogan: aposte também no poder das palavras, várias marcas são
lembradas ao serem associadas ao seu slogan como “Just do it” da Nike, “Amo
muito tudo isso” do McDonald 's, são alguns exemplos. O slogan normalmente é
escolhido para apoiar a comunicação da sua marca em momentos em que apenas o
logotipo não é suficiente.
Saber o propósito da sua marca, onde você quer chegar e quais caminhos
são necessários traçar para atingir seus objetivos são elementos essenciais
para que sua empresa tenha sucesso e prospere no mercado.
Você gostou desse assunto e que aplicar ao seu negócio? Te convido
novamente a participar do Sebrae
Experience - Ative o Crescimento, evento do Sebrae gratuito no dia
09/02 às 19h. Aqui vamos falar mais sobre Marketing de Performance,
Branding e Vendas! Você não pode perder.
Um abraço,