Todos que trabalham com marketing digital conhecem a importância e os desafios de estar sempre atualizado, principalmente em um mundo onde as inovações acontecem diariamente. Para 2022 as tendências já estabelecem mudanças no mercado publicitário, nas áreas sociais, ambientais e já garantem a chegada de um universo completamente novo. Vamos conhecer essas tendências e preparar a sua empresa para este novo mundo? 1. Cenário Híbrido As vacinas trouxeram segurança para que as atividades comecem a retornar gradualmente. Nesse cenário as atividades e até mesmo os eventos são divididos entre presenciais e remotos, abrangendo assim todos de forma mais rápida e segura. Os conteúdos baseados nos dados já comprovaram sua força e, sim, se tornaram uma grande tendência. O grande desafio será interpretar os dados e inseri-los na produção de conteúdos, tornando-os cada vez mais envolventes e relevantes para o público. 3. Adeus aos Cookies O mercado digital deu início a discussão sobre a era sem cookies, apesar dos cookies de terceiros sustentarem o nosso modelo de internet gratuito, as empresas precisam dos dados dos usuários, pois é desta forma que suas estratégias de marketing e publicidade são estruturadas. Porém, pensando na privacidade dos usuários isso se tornou uma grande preocupação, principalmente após o surgimento das leis de proteção de dados pessoais, como a LGPD. Neste caso, é obrigatório aos agentes públicos e privados definir suas políticas e práticas de privacidade e assim manter os dados de usuários de maneira segura. 4. Marketing de conteúdo e SEO Como se destacar no meio da multidão? Aqui entra uma parte muito importante das estratégias de marketing que é a criação de conteúdo com a preocupação de SEO, ou seja, como melhorar o seu ranqueamento no google. O SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e demais páginas da web. O objetivo dessas otimizações é alcançar bons rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade para o seu site ou blog. Dentro do SEO falamos em palavras-chave que, utilizadas repetidamente em seu artigo, farão com que os robôs do google as encontrem e tragam seu conteúdo para as pessoas que tenham interesse na busca dessas palavras. Cuide para não tornar o seu texto muito repetitivo, analise cada palavra para que ela tenha um real significado dentro da construção do seu texto. 5. Whatsapp Business É indiscutível o poder do whatsapp, não se trata de uma ferramenta que somente proporciona troca de mensagens, ela também auxilia o marketing digital para as empresas. O whatsapp business pode beneficiar muito os empreendedores em suas campanhas de publicidade, pois é uma ferramenta que abrange diversas possibilidades. 6. REELS O Reels se tornou uma grande tendência para a criação de conteúdo na internet. Com duração máxima de 30 segundos, essa ferramenta proporciona inúmeros artifícios para tornar sua estratégia cada vez mais atrativa. Através dele é possível adicionar músicas, filtros coloridos e textos ao seu conteúdo, ganhando cada vez mais a atenção dos usuários. 7. Live Commerce As Lives são excelentes oportunidades de criar engajamento. Mas para 2022 a tendência é engajar com público engajado, ou seja, buscar interação com consumidores que estão dispostos a consumir e compartilhar o conteúdo será o objetivo de todas as marcas. 8. Podcasts O telegram também é uma grande tendência para 2022. Através dele é possível criar grupos sem limite de participantes, com funções mais desenvolvidas que o whatsapp, gerando assim a interação entre os participantes que você deseja. Nele é possível criar comunidades, gerar leads, alcançar grande taxa de entrega do conteúdo e proporcionar o engajamento entre consumidores e marcas. 10. Vídeos O streaming de vídeo também será uma grande tendência apontada, a transmissão de conteúdos desta forma trouxe grandes resultados, assim como lives streaming onde é possível a transmissão de conteúdos ao vivo, proporcionando grande interação com o público e a liberdade de não realizar downloads. Lives Commerce também são grandes oportunidades para chamar a atenção dos consumidores e assim realizar vendas, como já demonstrado na Black Friday do ano anterior. 11. Transformando o Social Commerce As redes sociais são utilizadas para vários fins, como: interação, estar por dentro das notícias do mundo e das celebridades, mas também ficou comprovado que são grandes tendências para a realização de compras. Os números apontam que usuários utilizam as redes sociais para acompanhar marcas e realizar compras, ou seja, usuários estão dispostos a utilizar plataformas para facilitar o seu dia a dia e, assim, realizar compras de forma mais rápida.
Na internet existem mudanças contínuas em aplicativos, programas, tecnologias e com o marketing digital e as redes sociais não seria diferente.
Porém, para 2022 cerca de 75% dos executivos globais preferem manter as atividades de forma híbrida, desta forma podem investir em mudanças, atualizações, personalização do serviço prestado, maior interação com o cliente e, ainda, é possível manter os cuidados necessários para este momento instável pós-pandemia.
2. De olho nos Dados
Uma solução apontada para este caso será criar relações mais diretas com o público, assim os profissionais de marketing adquirirem os dados necessários sem infringir a privacidade do usuário.
Através dele é possível inserir no perfil informações específicas sobre o seu negócio, criar mensagens rápidas e automáticas, aplicar etiquetas de sinalização aos contatos, acompanhar métricas de desenvolvimento e realizar divulgação das campanhas, tornando a comunicação com o cliente ainda mais rápida e dinâmica.
Essa ferramenta possibilita maior interação com o cliente, assim vínculos são criados e a visibilidade desejada é alcançada.
Proporcione conteúdo de qualidade, forneça as informações necessárias e facilite o acesso à página de inscrição. Lembrando, o Youtube é a melhor opção de ferramenta para realizar as lives.
Os podcasts são considerados canais de grande importância para o consumo de conteúdos.
Mas a grande tendência são os podcasts em formato de vídeo, eles podem ser assistidos através de aplicativos para celulares android e iPhone e , também, em sistemas de Windows e macOS.
Esse formato possibilita mais autonomia ao usuário, pois desta maneira é possível pausar, acelerar e aumentar a velocidade do conteúdo. Assim o envolvimento com o público torna-se maior, assim como a visibilidade do negócio.
9. Telegram
As compras já fazem parte da vida de todos, e, realizar compras através das redes sociais são somente uma consequência.
Pensando nisso, as plataformas precisam estar preparadas para utilizar os seus recursos de social commerce desde o início até o final do processo de compra, pois quanto mais fácil e acessível as informações forem encontradas, maior serão os resultados alcançados.