Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

15 formas de usar e extrair incrível valor de um plano de negócios para seu e-commerce!

avatar MARCIO PINHEIRO PINTO TUCUNDUVA
Marcio Pinheiro Pinto Tucunduvafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
15 formas de usar e extrair incrível valor de um plano de negócios para seu e-commerce!
Criado em 16 NOV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Se você está começando, o plano de negócios vai ajudar a reduzir incertezas e responder as dúvidas iniciais. 


Se você busca investimento vai utilizar para provar quanto precisa e como será investido. Se você já tem uma loja operando vai permitir acompanhar realizado x planejado e descobrir novas formas de crescimento do negócio.


Quando o plano de negócios é feito da forma correta, vai te ajudar a iniciar, gerir e crescer o seu negócio.


Como utilizar o plano de negócio para iniciar a sua loja


1) Avaliar e desenvolver a sua ideia

O plano vai ajudar a desenvolver melhor a sua ideia, traçar metas e avaliar a sua viabilidade. Com ele você reduz riscos e terá mais segurança na hora de fazer esse investimento.


2) Definir a proposta de valor e clientes

Como a sua loja vai criar e entregar valor e para quem? Um plano bem detalhado vai te dar maior clareza na hora de definir em qual nicho atuar e quais clientes atender.


3) Identificar habilidades necessárias

Na criação do plano de negócios você vai conhecer todas as áreas para gerenciar a loja. Se você não entende de marketing por exemplo, vai descobrir como essa área funciona e quais profissionais podem te ajudar nisso.


4) Conexão com parceiros e fornecedores

Com as projeções de vendas e custos realizadas no plano, vai ficar muito mais fácil de negociar com fornecedores e parceiros pois você sabe o que precisa e o orçamento necessário.


Como utilizar o plano de negócios para buscar investimento


5) Definir o valor necessário

Ir atrás de um investimento sem ter um valor claro definido não passa segurança e reduz as suas chances. No plano você vai definir o valor necessário e como ele será investido na empresa.


6) Empréstimos com bancos

Ter um plano de negócios sólido ajuda muito a ter maiores chances de conseguir um empréstimo com bancos ou instituições de fomento.


7) Guiar o seu "Pitch" para investidores

Na busca por investidores você precisa saber responder detalhes do negócio e criar um Pitch ou apresentação que faça sentido. No plano você vai avaliar todos os cenários e estar preparado para responder essas questões com números e estatísticas.


8) Gerenciar o investimento depois de recebido

Se você conseguiu o aporte de um investidor, vai precisar seguir o plano que foi apresentado. Comparar o planejado com o realizado é fundamental para passar segurança de que o aporte está sendo bem gerenciado.


Como utilizar o plano de negócios para gerir e crescer a sua empresa


10) Definir estratégias e táticas para a execução

Use o plano para clarear a sua estratégia de negócio, determinar as ações necessárias para alcançar essa estratégia e acompanhar a execução.


11) Monitorar e medir a performance do negócio

Com o plano você vai poder medir o que está sendo realizado, comparar com o que foi projetado e ajustar a rota conforme a necessidade.


12) Explorar cenários

Simular cenários otimistas e pessimistas são uma ótima forma de prever situações e o que fazer caso elas aconteçam. Você não vai ser pego de surpresa e os riscos do negócio diminuem.


13) Ter um plano de contingência em crises

Com o plano você pode ter uma versão de "backup" caso uma crise ocorra, como foi na pandemia por exemplo. Você pode listar todos os riscos possíveis e projetar um cenário e ações a serem realizadas caso ele ocorra.


14) Definir os estágios de crescimento do negócio

Você vai definir o estágio inicial, quando recursos são aportados, o estágio de equilíbrio, quando o negócio já paga as contas sozinho e o estágio de crescimento, quando o negócio está pronto para escalar.


15) Definir ações de crescimento

No planejamento você vai enxergar quando a loja pode escalar, quais canais de vendas terão maior potencial e qual a estrutura de custos necessária para suportar o crescimento.


Se você precisa de um plano de negócios coerente e realista entre em contato conosco: 

https://www.smart4plan.com.br/consultoria-em-e-commerce/

avatar MARCIO PINHEIRO PINTO TUCUNDUVA
Marcio Pinheiro Pinto Tucunduva
Eu sou Marcio Tucunduva, fundador da Smart4plan, e já fui vítima do caixa! Venho de formação na área de Engenharia e em 2010 resolvi empreender, abrindo uma loja virtual de decoração. Havia acabado de cursar uma Pós-Graduação em Gestão de Negócios, mas, ainda com pouca experiência em e-commerce, cometi muitos erros básicos que me custaram todo o capital que tinha disponível. Com erros e acertos, aprendi muita coisa na prática e, em 2013, vendi a loja. Minha missão então se transformou em ajudar outros empreendedores a não cometerem os mesmos erros que eu cometi. Com anos de estudo e colocando em prática tudo que aprendi, desenvolvi e validei as técnicas de gestão de negócios que hoje ofereço na consultoria, auxiliando diversos empreendedores na conquista de seus objetivos. https://smart4plan.substack.com/aboutfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5318 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?