Aumentar sua renda e crescer na carreira é algo que você sempre deve buscar. Mas, além de ter objetivos de longo prazo em mente, você precisa de ferramentas à sua disposição. Essas ferramentas, muitas vezes, vêm do seu próprio esforço; quem melhor para investir em você do que você mesmo? A tendência no mercado de trabalho é que pessoas normais tenham trabalhos normais e quando elas se acostumam com a estabilidade, isso pode virar estagnação. A vontade de evoluir, melhorar e crescer se perde com o tempo, e elas se contentam apenas com o que têm. Mas isso é perigoso, o melhor em todos os aspectos da nossa vida é sempre melhorar. Para isso, precisamos de desenvolvimento pessoal. Por isso, separei aqui 12 habilidades para você aumentar sua renda e crescer na carreira. Está pronto? Hora de arregaçar as mangas! Vamos direto ao ponto: Falar em público: essa habilidade é importante tanto quando você está em grupos grandes, como em encontros individuais. Saber se comunicar em qualquer situação pode ser muito benéfico para a sua carreira. Escrever: assim como a comunicação verbal é importante, se comunicar pela escrita também, ainda mais num mundo tão digitalizado. Assim, saber fazer um relatório e até um e-mail exigem uma habilidade com escrita. Analisar dados: uma pessoa que consegue processar uma larga quantia de dados e sintetizá-los numa informação concisa e conclusiva é muito valiosa. Mas para informar esses dados, você precisa ser bom em sua comunicação. Persuadir com fatos e números: depois da análise, você não apenas terá que comunicar os dados, mas também persuadir os outros de que suas conclusões estão corretas. Senão, você só estará sendo esperto para si mesmo, e não para os outros. Tomar decisões: analisar e persuadir é importante, mas o que fazer com os dados? Por isso é importante saber tomar decisões e propor soluções para diferentes problemas. É aqui onde o verdadeiro valor se acrescenta ao processo. Execução: ter ideias é excelente, mas é importantíssimo saber executá-las. Assim, preze por uma boa execução das suas atividades. Negociação: não importa a sua área, saber negociar é muito importante. Pode ser a negociação de uma parceria, com o uso de recursos, ou até mesmo com o aumento do seu salário. Entender o que faz o dinheiro entrar: se você trabalha numa empresa, entender o que a faz prosperar pode ser vital. Afinal, o interesse da empresa é crescer, e se você tem conhecimento do que serve ou não para adquirir lucro, com certeza vai se diferenciar dos seus colegas. Pensamento estratégico: a estratégia, em resumo, é entender o objetivo do negócio, não do emprego. E à medida que subir de posição, essa habilidade só se torna ainda mais importante. Saber outra língua: em qualquer lugar, alguém que consegue se comunicar em outra língua vai conseguir se destacar. E se tiver uma terceira, melhor ainda. Habilidades interpessoais: não adianta ser o mais inteligente, habilidoso e treinado se você não consegue trabalhar com outras pessoas, ou para outras pessoas. Por isso, é importante saber lidar com as relações interpessoais. Habilidades organizacionais: se você não consegue se organizar, vai falhar em qualquer campo que seja. Agora, se consegue organizar várias tarefas complexas e fazer com que as coisas aconteçam, as boas recompensas virão. Agora que você já tem noção do que precisa, mãos à obra! Estou aqui para responder quaisquer dúvidas! 12 habilidades para aumentar sua renda e crescer na carreira