Criado em 18 JUL. 2024text_decreaseformat_color_texttext_increase
Você já ouviu alguma dessas expressões?
“Lugar de mulher é só na cozinha”;
“Vai dar conta mesmo de conciliar seus filhos, casa e vida profissional?”;
“É inacreditável que você conseguiu se estabelecer nessa profissão mesmo sendo mulher”.
Por incrível que pareça ainda são comuns em alguns contextos, só que assim como a arte e o jogo imitam a vida, é sempre bom lembrar que: A peça mais perspicaz no xadrez é a dama, capaz de se mover em todas as direções. Entretanto, no universo empreendedor e intraempreendedor, as damas ainda não ocupam todos os espaços.
Atualmente, existem 42 milhões de empreendedores, sendo que 34 % fazem parte do público feminino, e apenas 19,7% das startups e empresas brasileiras são fundadas por mulheres (Sebrae). Para mudar essa realidade e melhorar o jogo, é primordial conhecer mais empreendedoras e intraempreendedoras de sucesso e que também não abrem mão dos seus valores e família.
E foi pensando nisso selecionei 11 delas para você se inspirar e crescer no empreendedorismo, a começar por ela que tem uma história repleta de superação e transformação que vai desde uma infância disfuncional até a ressignificação pessoal e profissional.
Psicóloga por formação e fundadora do projeto Restaure, seu nome é Ane Almeida (@dra.anealmeida), ela também escreveu um livro contando sua volta por cima e trajetória empreendedora na área da saúde mental.
Já quando o assunto é o terceiro setor, a Fabiane Oliveira (@fabianevoliveira) também está fazendo uma bela história com a Oliveira Foundation que já impactaram mais de 100 mil vidas.
No Agro, temos a Julia Menezes (@julia.menezesagro) que faz um excelente trabalho em uma área predominantemente masculina como comunicadora e liderança agrônoma.
Outra mulher brilhante é a Larissa Souza ( @larissasouzabe ) fundadora da Snack saudável Brasil e hoje atua como consultora de negócios.
Já a Manuela Saraiva(@manuelasaraiva) trabalha na Febracis e mentora com maestria mulheres Brasil a fora.
A Marcia Percival (@marciapercival) atualmente ajuda brasileiros a migrarem para a Austrália e também tem uma história de pura superação e garra.
E a Priscilla de Jesus (@priscilladejesusoficial) há décadas trabalha com empreendedores, auxiliando-os em diversos assuntos profissionais.
Já a Renata Tolentino (@renatatolentinodiniz) ,minha xará, foi a ganhadora do Aprendiz o Retorno em 2013, mulher de negócios que se desdobra entre a cidade grande e o campo.
A Talita Meira (@bytalitameira ) é CEO da Luksai, PHD Student e está residente na Austrália, contudo suas raízes estão fincadas também no Brasil.
Já a Thais Junqueira (@thatajunqueira_) é gerente sênior na sede da Microsoft e também mentora mulheres na jornada profissional.
E não para por aí, abaixo mais alguns extras femininos com:
A Ulli Torchetti ( @ulli.torchetti ) é consultora de imagem e estilo, utiliza de muito bom humor na partilha de seus conteúdos.
Já a Laura Burity (@naspontas) é advogada e comunicadora que empreende no ramo do Ballet com o empreendimento Nas Pontas.
Por fim, mas não menos brilhante, a Fernanda Mariano( @fee_mariano) gerente de marketing do Google Brasil que também esbanja ideias e simpatia em seu perfil.
Pois é, já deu pra perceber o tanto de mulheres edificantes que existem ao redor do nosso país e até em outros lugares do mundo, agora não deixe de acompanhá-las pelas redes sociais e crescer em conhecimentos e boas práticas!
E você conhece mais alguma mulher relevante e brilhante? Se sim, deixe nos comentários e vamos juntas contribuir para um país com mais mulheres inspiradoras em todas as posições da sociedade.