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11 dicas para o MEI fazer home office ¿¿

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11 dicas para o MEI fazer home office ¿¿
Criado em 22 AGO. 2019
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Aquele estigma de que o home office era sinônimo de improdutividade foi quebrado. Hoje, ele faz parte da rotina de muitos profissionais, inclusive de quem é MEI. O home office ganha cada vez mais adeptos no Brasil, sendo a economia um dos principais fatores. Trabalhar em casa pode significar corte de custos devido à manutenção de um espaço físico para os funcionários. Para o empreendedor, a chance de economizar com água, luz, telefone, entre outros gastos tem se mostrado uma opção ainda mais atrativa diante da crise. Já para os funcionários, significa economia com alimentação, gasolina, estacionamento e tempo.

Como ficam a regulamentação do home office e as leis trabalhistas?

O home office é uma modalidade reconhecida e regulamentada pela CLT. As pessoas que exercem trabalho remoto possuem os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários de quem trabalha em uma empresa. Com a regulamentação, não há limite para as horas trabalhadas e nem o pagamento de hora extra.

Sobre a jornada de trabalho, deve haver um acordo entre o empregado e o empregador sobre as tarefas que serão realizadas. Já as regras das férias CLT e o 13° salário devem ser mantidas. Embora as relações de emprego devam estar caracterizadas no contrato, as regras aplicadas são as mesmas tanto para quem trabalha dentro da empresa quanto para quem faz home office. O único direito que não é concedido ao funcionário é o vale-transporte. Ele só deve ser concedido ao funcionário nos dias em que tiver que ir até a empresa.


Bem, agora que vimos que o home office é uma modalidade regulamentada pela CLT, precisamos saber como é possível trabalhar em casa sem perder o foco e a produtividade. Nesse cenário, as distrações podem surgir e acabar com a rotina de trabalho. Quem pretende adotar esse estilo, precisa estar atento a detalhes e seguir algumas regras básicas:

1. Prepare o ambiente

Como as pessoas passam boa parte do seu tempo no ambiente de trabalho, é impossível manter a produtividade estável sem alguns estímulos. Em casa, o ideal é ter um local específico para trabalhar. Por exemplo, é importante ter uma mesa com materiais adequados. Na hora de decorar, a psicologia das cores pode influenciar as reações no dia a dia. Elas podem ser utilizadas no trabalho para aumentar a produtividade, diminuir o cansaço visual, causar reações psicológicas positivas etc.

A organização da rotina pode ser feita por meio das cores. Os documentos e objetos podem ser colocados em ordem em caixas e pastas com cores diferentes. As cores também podem ajudar na organização de planilhas e cronogramas.

Também é preciso seguir algumas regrinhas relacionadas à ergonomia. É importante deixar o topo da tela do computador sempre no nível dos olhos ou um pouco abaixo. Escolher uma cadeira confortável é fundamental. Ajustá-la de modo que os pés fiquem apoiados em um descanso é outra maneira de manter o conforto no home office.

2. Administre seu tempo




Desenvolver uma rotina com cronograma pode fazer com que a sua produtividade aumente, pois saber em quais atividades você gasta o seu tempo é essencial para controlá-lo. Uma boa dica é a utilização do softwares controladores de tempo. Ele controla basicamente todas as atividades que você realiza pelo computador. Além de guardar todas as páginas que você visitou e quanto tempo você permaneceu nelas, o software oferece estatísticas para que você possa visualizar as atividades que exigem mais tempo.

3. Defina limites

Estabeleça limites de acordo com a sua produtividade. Se você é mais produtivo pela manhã, tente acordar mais cedo para trabalhar, porém, não ultrapasse as horas que definiu como limite. É importante salientar que rotina deve ser adaptada de acordo com a sua disposição.

4. Evite distrações



Como falamos, a administração do tempo é crucial para quem quer fazer home office. Portanto, é preciso controlar o tempo que você gasta com as redes sociais, ligações não relacionadas ao trabalho, WhatsApp etc. Por exemplo, estipule horários alternativos para chegar essas plataformas.


5. Mantenha tudo o que você precisa perto de você

As distrações estão em todos os cômodos da sua casa. Para que você não deixe de lado o trabalho por conta de outros afazeres é melhor manter tudo o que você precisa por perto. Por exemplo, se toda vez que precisar de uma caneta ou um papel, tiver que ir procurar no resto da casa, isso fará com que perca muito tempo.


6. Prepare-se para trabalhar

Algumas pessoas associam o home office ao ficar largado em casa. Alguns até conseguem trabalhar na cama, de pijama, mas essa não é uma boa prática. É importante se arrumar como se fosse sair de casa. Tomar um banho, comer alguma coisa e até mesmo fazer um pouco de exercício antes de pegar no batente, são atividades que ajudam a pegar no tranco.


7. Trabalhe com os recursos necessários

Para trabalhar em casa é preciso ter recursos e materiais adequados. Além do computador, de uma mesa e de uma cadeira confortável, você precisará de uma comunicação eficaz. Ter internet com uma boa velocidade e planos bons de telefonia é primordial. Você também pode utilizar alguns softwares, como Hangouts e Skype para ampliar as formas de se comunicar.


8. Faça acordo com os moradores

Você pode fazer um acordo com os demais moradores sobre o horário de trabalho. Deixe claro que o horário de trabalho é para trabalhar. Ou seja, pedir que evitam barulhos, conversas e interrupções desnecessárias é fundamental para manter o foco na rotina de trabalho.


9. Veja o home office como uma vantagem competitiva

É fundamental separar as atividades pessoais das profissionais. O home office pode ser uma vantagem competitiva, pois quem cria a rotina é você. Dessa forma, sua rotina pode se tornar mais produtiva que a convencional.


10. Prepare o dia seguinte durante a noite



Preparar bem o próximo dia de trabalho pode fazer com que ele seja mais produtivo. Esse planejamento pode ser feito durante a noite anterior. É pertinente fazer uma lista das tarefas do dia seguinte e revisar o trabalho do dia após o expediente. Tirar uns 20 minutinhos do dia para esse planejamento torna o dia seguinte muito mais leve.


De manhã é um ótimo horário para resolver as tarefas mais importantes. Não tente tirar suas manhãs para dormir mais um pouquinho. Isso pode fazer com que o foco seja perdido e a produtividade diminuída.


11. Tenha momentos relax

Relaxar é importante para qualquer pessoa. Fazer atividades físicas, entrar em contato com a natureza, curtir a família é importante para eliminar o estresse do dia a dia e manter a mente descansada e se sentir renovado para o trabalho.


Em suma, o mais importante para manter a produtividade no home office é ter disciplina e buscar o equilíbrio entre as horas de trabalho e de lazer. Essa modalidade pode trazer muitos benefícios à sua empresa e contribuir na economia de recursos e na qualidade dos serviços.


Um abraço e muito sucesso durante as jornadas de home office!

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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