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10 Tendências repaginadas de consumo no turismo

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10 Tendências repaginadas de consumo no turismo
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Criado em 24 OUT. 2023
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A autora americana Faith Popcorn dedicou sua vida aos estudos sobre as tendências de consumo.


Seus bestsellers serviram e ainda servem para orientar as empresas, pois identificam tendências irrefutáveis de consumo que influenciam as decisões dos consumidores (POPCORN, 1991; 1996; 2000)[1]. Não obstante, são citados e revisados até hoje por vários veículos de imprensa e autores, mesmo passado tempo de suas publicações.


Acompanhe 10 de suas tendências identificadas e veja como são, ainda, atuais para o turismo.  

1.     Encasulamento está atrelado ao anseio de alguns consumidores em se isolarem do entorno negativo a fim de evitar distúrbios externos. Assim, acabam preferindo o conforto de sua casa, seu veículo, a ter que compartilhar o ambiente com outros consumidores. A pandemia fez ressurgir essa tendência e os serviços de delivery tornaram-se fator de sobrevivência que perdura até hoje nos serviços de alimentação.


2.     Aventura da Fantasia envolve a busca por um escape físico e emocional. Refere-se à busca de algum mecanismo, como uma válvula de pressão, para liberar o estresse de uma maneira imaginária e aventureira, mas sem riscos muito elevados. Isso inclui as tendências dos jogos virtuais e a visitação em parques de diversões. O uso da Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) no turismo valem-se desta tendência. Enquanto a VR permite experiências de imersão e mesmo conhecer de antemão um atrativo ou serviço turístico, a AR pode trazer para o ambiente visitado a sobreposição de informações, gráficos específicos de localização por exemplo, integrando informações virtuais com o mundo real, ampliando a experiência do visitante com o objeto visitado.


3.     Pequenas Indulgências refere-se ao gosto do consumidor por recompensar-se com pequenos luxos, como um caro cafezinho, o vinho mais caro do cardápio, a realização de uma viagem dos sonhos... Muitos consumidores perseguem estes pequenos luxos, organizando suas economias para se permitirem viver um sonho de viagem ou uma experiência inusitada.


4.     Egonomia alguns consumidores quererem ser reconhecidos como indivíduos distintos e únicos. Assim, demandam também produtos customizados entregues com excelência de serviços. É o caso das viagens forfait, dos casamentos em lugares intimistas que foram fechados só para o casal e seus convidados, ou o chef que vai a domicílio atender de forma particular a uma festa com cardápio personalizado.


5.     Saque esta tendência é uma forma de escapar do ritmo acelerado de vida. As alternativas encontradas vão desde mudar-se para o campo até a aquisição de pequenas coisas que façam o consumidor lembrar-se de que há vida além do ritmo acelerado, como botas de caminhadas e veículos off-road. Já percebeu como proliferam a cada dia os corredores de rua, os ciclistas e mountain bikers, as viagens de aventura?


6.     Rejuvenescimento Implica em assumir e aceitar o conceito de envelhecimento, mas reviver a criança interior ao encarar a vida quase como se fosse um menino. É uma volta ao passado. Há uma preocupação com a saúde e com a longevidade, e os produtos que satisfazem esta demanda estão em voga. Serviços de estética, spas e lugares que fazem as pessoas melhorarem sua sensação de juventude têm aproveitado esta tendência.


7.     Sobreviver Implica na busca pela saúde e longevidade chegando ao ponto de questionar até mesmo a opinião de especialistas e a segurança de produtos que usaram durante anos à busca de qualidade de vida. O consumidor está investigando a cadeia de suprimentos dos alimentos e também os ingredientes de remédios procurando alternativas saudáveis. Atentos a esta tendência, muitos meios de hospedagem oferecem opções tidas como mais saudáveis em seus buffets de café da manhã, além de adaptarem sua oferta gastronômica para atender a distintas opções de consumo e restrições alimentares.


8.     O Consumidor Vigilante Significa que o consumidor está mais cético e indagador, não aceita promessas, produtos e serviços de baixa qualidade que as organizações lhe oferecem. Os consumidores estão interessados em organizações que demonstrem preocupação com seu bem estar, ao assumir responsabilidade honesta por seus atos, como a responsabilidade socioambiental. Ignorar esta tendência e não agir com responsabilidade é perder uma parcela considerável de clientes.


9.     99 Vidas Por conta do ritmo acelerado de vida o consumidor tem que assumir múltiplas identidades e desempenhar vários papéis na vida. Isso demanda, portanto, produtos e serviços que lhes economizem o tempo. Turistas de negócios e eventos, por exemplo, gostam de aproveitar o tempo livre após seus compromissos para passeios culturais, atividades esportivas e recreativas, o que requer que um evento de negócios ofereça oportunidades de programações estendidas que alcancem as várias necessidades do ser humano, além do trabalho.


10.  SOS (Salve o Social) Refere-se a qualquer esforço que venha a tornar o mundo um ambiente socialmente responsável. Os consumidores deixam de negociar com empresas que poluem ou não se responsabilizam por cuidar da sociedade. Tenha certeza: um turista consegue perceber se a equipe de colaboradores que o atende é bem tratada por seus superiores na hierarquia.


E agora, para refletir...

·       Quais destas tendências os visitantes de seu empreendimento turístico estão buscando viver?

·       Como você tem preparado seu empreendimento para atender a esta demanda?



[1] POPCORN, F. The Popcorn Report: Faith Popcorn on the Future of Your Company, Your World, Your Life. New York: Doubleday, 1991.

POPCORN, F.; MARIGOLD, L.  Clicking: 16 Trends to Future Fit Your Life, Your Work, and Your Business. New York: HarperCollins, 1996.

POPCORN, F.; MARIGOLD, L. EVEolution: The Eight Truths of Marketing to Women. New York: Hyperion Books, 2001.

POPCORN, F.; HANFT, A. The Dictionary of the Future: The Words, Terms and Trends That Define the Way We'll Live, Work and Talk, New York: Hyperion Books, 2001

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Junior Baggio
Pai, marido, amigo, viajante inveterado e montanhista. Professor, Palestrante e Consultor em Turismo pela Zapping Consultoria, especialista em Experiências de Consumo. Arquiteto e Urbanista, Bacharel em Administração, Tecnólogo em Hotelaria, Especialista em Gestão de Pessoas, Mestre em Ciências Sociais Aplicadas.favorite_outline Seguir Perfil
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