Cuidar da saúde financeira é fundamental para viver em equilíbrio. Afinal, é preciso cumprir obrigações, sem deixar de curtir bons momentos, realizar sonhos e, ainda, poupar para o seu futuro. Confira dez passos para cuidar bem do seu bolso:
1. Mantenha seu orçamento em ordem
Controlar a forma como você utiliza o seu dinheiro é o primeiro passo para garantir saúde financeira. Mantenha seu orçamento sob controle, com sua planilha atualizada. Não esqueça: o ponto de partida é sua receita líquida!
2. Regularize pendências
Caso tenha contas em atraso ou perceba que seu orçamento anda bastante apertado, procure agir o quanto antes: estabeleça uma estratégia de quitação e procure cortar gastos, ou ao menos reduzir suas despesas, visando aliviar um pouco as contas.
3. Combata os gastos por impulso
Observe bem a forma como você consome. Pare e pense, antes de comprar algo: eu preciso mesmo adquirir este produto? Tenho dinheiro suficiente pra isso? Qual o impacto dessa compra no meu orçamento?
4. Use o crédito de forma responsável
O crédito pode ser um grande aliado na realização de sonhos de consumo, desde que utilizado com responsabilidade e critério. Cuidado para não assumir mais parcelas do que seu orçamento permite!
5. Cuide bem do seu planejamento
Planejar facilita a organização do orçamento e permite que você faça os ajustes necessários. Suas metas financeiras estão traçadas? Com planejamento, será mais fácil alcançá-las.
6.Reveja sua planilha sempre que necessário
Certas despesas mudam com o passar do tempo. Além das mudanças comuns a cada etapa da vida, é importante considerar a sazonalidade de alguns gastos. Por exemplo: destine um percentual maior para o lazer e educação entre dezembro e janeiro, época de festas, férias e preparação para o próximo ano letivo.
7.Cultive o hábito de poupar
Procure poupar dinheiro todo mês, mesmo que pouco estabelecendo objetivos de curto, médio e longo prazo.
Não espere para guardar o dinheiro que sobrar no fim do mês, porque isso raramente acontece. Procure separar uma quantia para essa finalidade logo que receber o salário. Planejadores financeiros costumam recomendar que se guarde 10% da sua renda líquida, mas cabe a você determinar o percentual que seja viável guardar.
8. Monte sua reserva de emergência
Procure poupar dinheiro para cobrir alguns gastos inesperados. Dessa forma, você protege seu orçamento.
9. Invista o dinheiro poupado
Além de poupar dinheiro, você precisa fazê-lo render. Procure opções de investimentos voltadas ao seu perfil e à sua necessidade, observando seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
10. Mantenha-se bem informado
Informação é a base para tomar boas decisões. Leia sempre sobre Educação Financeira, conheça bem seu orçamento e pesquise sobre opções de investimentos. Cuide bem do seu dinheiro!
Fonte: Finanças Práticas
Deixe nos comentários o que você achou desse conteúdo!