Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

10 dicas para escolher o nome da sua empresa

avatar DANIELE MARTIN NALINI KALIL
Daniele Martin Nalini Kalilfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
10 dicas para escolher o nome da sua empresa
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 14 JUN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Olá comunidade!

Se você está começando um negócio, uma das primeiras decisões importantes que precisará tomar é escolher um nome para a sua empresa. E isso parece simples, mas muitos empreendedores ficam meses tentando escolher um nome relevante.


E outros acabam escolhendo sem pensar a longo prazo, onde o nome parece bom, mas lá na frente não vai funcionar tão bem.

O nome é uma parte essencial da identidade do seu negócio e pode influenciar diretamente o seu sucesso. Ele representa sua marca, transmite uma mensagem aos clientes e pode impactar sua capacidade de se destacar em um mercado competitivo. Por isso, vou dar aqui algumas dicas valiosas para te ajudar a escolher um nome para o seu negócio, especialmente se você está iniciando em uma empresa pequena. Com as orientações corretas, você poderá criar um nome cativante, memorável e único, que reflita a essência do seu empreendimento e atraia seu público-alvo. Então vamos lá?

1 - Seja claro e descritivo


Escolha um nome que reflita claramente o tipo de negócio que você possui. Isso ajudará os clientes em potencial a entender rapidamente o que você faz e a atrair o público certo.

2 - Simplicidade é a chave


Você já deve ter ouvido o ditado "menos é mais". Saiba que esse ditado é muito verdadeiro, opte por um nome curto, simples e fácil de pronunciar. Isso facilitará a memorização e a comunicação com os clientes.

3 - Pesquise a disponibilidade 


Antes de decidir por um nome, verifique se ele já está sendo usado por outra empresa. Realize pesquisas online e consulte os registros de marcas para evitar conflitos legais e confusões. Além disso, estamos na era digital, é importante ter um site correspondente ao nome do seu negócio. Verifique se o domínio relacionado ao nome escolhido está disponível e registre-o o mais rápido possível.

4 - Seja único e memorável

Escolha um nome que se destaque e seja memorável. Evite clichês ou palavras genéricas que possam confundir sua marca com outras empresas do mesmo setor.

5 - Considere a abrangência futura

 

Pense no futuro e na possibilidade de expandir seu negócio para outros produtos ou serviços. Evite limitar o escopo do seu nome apenas a um produto ou local específico, a menos que você tenha certeza de que não deseja expandir no futuro.


6 - Analise a pronúncia e a escrita, evite nomes longos, complicados ou em outro idioma
 

Verifique se o nome escolhido é fácil de pronunciar e soletrar. Evite combinações de letras confusas ou palavras com grafias incomuns, que possam dificultar a comunicação com os clientes. Sobre nomes em outros idiomas, não há uma regra, o nome até pode ser em outro idioma, desde que seja de fácil pronúncia, além de fácil de ler e simples de escrever. E o mais importante, que seja marcante, memorável como disse anteriormente.


7 - Avalie o significado e a conotação 
 

Pesquise o significado do nome em diferentes idiomas e certifique-se de que não tenha uma conotação negativa ou ofensiva. Além disso, leve em consideração os valores e a identidade da sua empresa para escolher um nome que esteja alinhado com eles.

8 - Teste o nome

Antes de tomar uma decisão final, teste o nome com amigos, familiares e potenciais clientes. Peça feedback sobre a impressão que o nome causa e se ele transmite corretamente a mensagem desejada.


9 - Confie no seu instinto

Por fim, confie na sua intuição. Escolher um nome para o seu negócio é uma decisão pessoal e única. Se você se sentir conectado e confiante com o nome, isso refletirá na energia que você transmite aos clientes e no sucesso da sua empresa.


10 - O nome é apenas o começo
 

Lembre-se de que escolher um nome para o seu negócio é apenas o começo. O mais importante é fornecer produtos ou serviços de qualidade, construir uma reputação sólida e oferecer um excelente atendimento ao cliente. 


Boa sorte com a sua nova empresa!


E você já escolheu o nome de sua empresa?
Conte aqui nos comentários, a história da escolha do nome!


Um abraço, Dani


avatar DANIELE MARTIN NALINI KALIL
Daniele Martin Nalini Kalil
Atualmente atuo como curadora de conteúdo na comunidade Sebrae, que é uma plataforma valiosa para os empreendedores, e estou orgulhosa em fazer parte deste time. Sou formada em Comunicação Digital com pós em Design Gráfico. Amo criar e desenhar. favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5317 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?