Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

10 dicas para escolher o nome da empresa

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
10 dicas para escolher o nome da empresa
Criado em 31 OUT. 2019
text_decreaseformat_color_texttext_increase

De todas as decisões necessárias na jornada de como abrir uma empresa, é provável que a escolha do nome seja uma das etapas mais difíceis de executar. Para o sucesso da marca, é necessário que o nome cause um impacto imediato - afinal,a primeira coisa com que o consumidor interage é o nome da empresa. Para ter esse efeito, o nome deve transmitir ao público a mensagem correta.


O nome é o elo entre a marca e o consumidor, sendo associado diretamente ao segmento em que a empresa atua. Portanto, para que a empresa permaneça na memória dos clientes e tenha uma maior vantagem competitiva sobre a concorrência, é importante que ele seja eficaz.


Além disso, a escolha do nome é essencial para a tomada de todas as decisões legais da empresa, como o branding e o processo de criação da marca, juntamente com a identidade, posicionamento e slogan. Com isso, é possível criar o site, materiais de publicidade e marketing, cartões de visitas etc.


Assim, escolher o nome da empresa é tão importante quanto escolher o nome do filho. Tá bom, pode parecer exagerado, mas realmente é preciso escolher com cuidado. Para facilitar essa missão, nós vamos separar algumas dicas para quem está pensando em abrir um negócio ou deseja mudar o atual nome da empresa.


1. Pesquise e defina informações




Antes de começar a definir o nome da empresa, é preciso estar atento a alguns detalhes e responder a algumas perguntas.


Primeiro, defina o seu público-alvo. Levante o máximo de informações que conseguir, como o perfil demográfico, idade, sexo, estado civil, grau de escolaridade, profissão etc. Também é fundamental traçar o seu perfil psicológico. Tente se informar sobre os gostos dele, seus valores, causas que defende, por exemplo.


Em seguida, crie uma lista dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa e defina claramente o seu posicionamento, ou seja, qual o lugar que quer ocupar na mente do público-alvo.


Determinar seus diferenciais também é de suma importância. Procure estabelecer quais benefícios sua marca oferece em relação aos concorrentes. Leve em conta sua missão, visão e valores.


2. Dê preferência a nomes curtos


Na hora da escolha do nome da sua empresa prefira os mais simples, curtos e de fácil escrita, pois isso ajuda a fixá-lo na memória dos clientes. Além disso, é fundamental que ele tenha uma boa sonoridade. Muitos empreendedores cometem o erro de escolher um nome difícil de se pronunciar ou escrever. Essa tática pode fazer com que os consumidores não saibam como procurá-lo, por exemplo.


3. Desperte o interesse no consumidor



A escolha de um nome criativo pode despertar o interesse no consumidor. Para isso, é preciso que ele se diferencie dos concorrentes e que seja de fácil fixação na lembrança deles.


4. Compatibilidade com a logo


Para criar um nome de impacto, é importante pensar em todo o processo da criação da marca. É essencial que ele seja compatível com a logo. Para isso, relacione palavras, símbolos ou personagens que tenham conexão com a empresa e que despertem a atenção do público-alvo.


5. Faça o brainstorming



O brainstorming consiste em uma dinâmica de grupo a fim de desenvolver várias ideias. Para que essa dinâmica funcione é preciso dar autonomia aos participantes, sem censurá-los ou julgá-los.


Quanto mais ideias são geradas, maiores são as chances de encontrar o nome ideal. Para isso, é importante reunir uma equipe multidisciplinar com capacidade analítica para ter diferentes perspectivas sobre o tema.


6. Evite conotações negativas


É preciso ter muito cuidado e evitar que o nome seja associado à eventos negativos. Fuja de situações constrangedoras e sérias, como o racismo, homofobia, xenofobia etc.


7. Seja original




Para se destacar dos concorrentes é preciso fugir dos clichês. Mantenha distância dos nomes que são parecidos com os da concorrência. Nomes muito similares se tornam ultrapassados ao longo do tempo, e você não quer isso, certo?


8. Registro da marca


Após a escolha do nome ideal, é hora de verificar se ele está disponível legalmente. Caso ninguém tenha o registrado no registro.br, é importante procurá-lo no banco de marcas do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e na Junta Comercial do seu estado. Para que a sua ideia não seja utilizada por outra pessoa, é preciso registrá-la imediatamente!


Saiba mais sobre registro de marca >> CLICANDO AQUI <<


9. Evite modismos


Escolher o nome do seu empreendimento baseado em uma tendência não é a melhor opção. Essa escolha pode fazer com o que o nome da sua empresa esteja relacionado a algo que nem existe mais e, assim, a ideia pode não fazer tanto sucesso no futuro.


10. Faça o checklist final




Após as dicas anteriores, é preciso fazer um checklist para verificar se o nome escolhido atende os requisitos citados. Portanto, verifique se o nome:

  • É curto, simples e direto
  • É Fácil de memorizar
  • É Fácil de pronunciar e entender
  • Se diferencia dos demais
  • Cria identificação com o público-alvo
  • É objetivo e claro
  • Não é ambíguo
  • Tem o mesmo significado em outros idiomas
  • E (o mais importante) se é original e único.

Em resumo, encontrar o nome ideal para a sua empresa é uma tarefa nada fácil. Porém, nossas dicas irão ajudá-lo a tomar essa decisão tão fundamental para o seu negócio.


Gostou do artigo? Então comente abaixo como foi a escolha do nome da sua empresa e se daria alguma outra orientação a respeito desse tema. 


Atendimento Digital SEBRAE 
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5316 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza