Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

10 Dicas para Alugar Seu Imóvel Mais Rápido

avatar EDSON CARLOS DA SILVA BEZERRA
Edson Carlos Da Silva Bezerrafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
10 Dicas para Alugar Seu Imóvel Mais Rápido
Criado em 31 JAN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Você que é proprietário e busca novas maneiras de atrair bons inquilinos para o seu imóvel, deve estar se perguntando qual é a fórmula mágica para fazer isso com rapidez e eficiência, sem passar por meses de negociação e uma quantidade absurda de burocracia. 


Como se fala no universo do marketing: a propaganda é a alma do negócio. E, nesse caso, ela também contribui muito na hora de alugar seu imóvel, especialmente em plataformas online.


Para te ajudar a alugar seu imóvrl mais rápido, aqui vão algumas dicas capazes de acelerar esse processo. 

Mantenha o imóvel em bom estado

Em muitos casos, a primeira impressão é realmente a que fica e, para alugar um imóvel com agilidade, ela precisa ser a melhor possível. Portanto, antes de mais nada, faça os reparos necessários no espaço e deixe ele preparado para a divulgação das fotos e possíveis visitas ao local. 


Mantenha os ambientes organizados e invista em algumas técnicas de decoração para deixá-lo mais atrativo. Em um mar de ofertas, você precisa utilizar todos os artifícios disponíveis para se destacar e chamar a atenção de bons inquilinos. 


A ambientação dos espaços ajuda os locatários a visualizarem o potencial do imóvel e desperta uma sensação de pertencimento ao local, que faz toda diferença na negociação do aluguel. 

Tenha boas imagens 

As fotos são o primeiro contato do futuro inquilino com o seu imóvel, por isso, vale a pena dedicar tempo e alguns recursos para garantir que elas se destaquem durante a busca. 


Mas não se preocupe: não é necessário utilizar equipamentos profissionais para captar a beleza e funcionalidade do seu imóvel. Tudo o que você precisa é de uma câmera com boa resolução, como a dos smartphones atuais, e muita iluminação. 


Escolha um momento do dia em que o sol invada todo ambiente e realce as qualidades do local. Esse é um fator decisivo na escolha, principalmente, de imóveis residenciais. Afinal, quem não gostaria de morar em uma casa ou em um apartamento bem arejado e iluminado?


Registre o espaço de diferentes ângulos, trazendo uma visão panorâmica e detalhada de cada cômodo. É importante que o locatário consiga compreender a disposição dos quartos, tenha uma noção da dimensão dos ambientes e que veja também alguns diferenciais menores que seu imóvel tem a oferecer, como uma moldura em gesso ou acabamento nos azulejos, por exemplo. 


Como comentamos no tópico anterior, se o local estiver mobiliado, é importante criar uma atmosfera agradável e atrativa. Isso com certeza vai transparecer nas fotos e contribuir para que as imagens chamem ainda mais atenção no anúncio. Só não se esqueça de descrever se os itens estarão inclusos ou não no aluguel. 

Capriche na descrição 

Não basta ser descritivo. Para conseguir alugar seu imóvel mais rápido, é preciso dar voz ao seu lado vendedor, evidenciando todas as características positivas e os diferenciais do espaço. Aqui, estão alguns pontos importantes que não podem faltar no seu anúncio:

Destaque os principais atributos

Coloque-se na posição do inquilino e imagine quais são as informações mais relevantes para o aluguel de um imóvel. Confira algumas perguntas frequentes, que despertam a curiosidade dos locatários:


  • Quantos cômodos tem e quais são suas funcionalidades? Tem varanda?

  • Como é a localização? A região é comercial ou residencial? Tem fácil acesso aos serviços essenciais?

  • No caso dos apartamentos, em que andar fica e como é o acesso? Elevadores ou escada?

  • Tem vaga na garagem ou está próximo de um estacionamento?

  • O imóvel passou por reforma recente? Se sim, o que foi feito?

  • É mobiliado? Tem itens feitos sob medida?


Seu anúncio precisa ser objetivo, mas também atraente. Por isso, traga detalhes pertinentes sobre cada um desses itens. Se o local é mobiliado com itens de madeira maciça feitos sob medida, por exemplo, traga essa informação destacada, já que ela agrega valor ao imóvel. 


Se o apartamento tem uma varanda enorme com vista para um parque e ótima iluminação, isso também precisa ser evidenciado. Ou seja, tudo que possa diferenciar seu imóvel em meio à uma quantidade enorme de anúncios deve estar na descrição. 

Reforce as vantagens da região

Um imóvel não é nada sem sua localização. Seja em espaços residenciais ou comerciais, os atributos da região fazem toda a diferença na escolha do aluguel. 


Informe como é o trânsito; quais são os serviços disponíveis no bairro; a distância de estabelecimentos básicos, como supermercados e farmácias; quais são as principais linhas de transporte público que passam pelo local; como é o acesso à propriedade e qualquer outro detalhe sobre a região que valorize o imóvel e ajude a despertar o interesse do inquilino. 

Defina as condições de aluguel

É importante informar, logo no anúncio, quais serão as condições de garantia, tempo de contrato e formas de pagamento aceitas para o aluguel do imóvel. Dessa forma, pessoas que não se encaixam no perfil podem seguir com a busca e o público interessado será muito mais seleto e garantido para o seu imóvel.


Você pode comunicar se o locatário precisa ter fiador, se deve fazer depósito de caução no valor do primeiro trimestre, se a garantia é feita por cartão de crédito ou se aceita algum seguro fiança. A extensão do contrato também deve estar descrita, sendo de 12, 24 ou 30 meses. 

Diversifique a divulgação

Para conquistar a atenção de um bom inquilino é importante estar presente em diferentes canais e impactar um público diversificado, abandonando um pouco aquela ideia de locatário ideal, pelo menos nesta primeira etapa. 


Diante da quantidade enorme de ofertas no mercado imobiliário, quanto mais pessoas verem seu anúncio, mais rápido você conseguirá alugar seu imóvel. 


O famoso boca a boca também pode ajudar muito. Com seu anúncio publicado em diferentes canais, você pode compartilhar e pedir para seus amigos e familiares fazerem o mesmo. Assim, as informações se espalham rapidamente e chegam facilmente  até alguém que possa se interessar. 

Anuncie seu imóvel nas plataformas certas

A tecnologia realmente chegou para revolucionar a maneira como nos comunicamos e fazemos negócios. Além dos meios impressos tradicionais, como os classificados do jornal, você pode optar por alternativas digitais, que são mais modernas, eficientes e o melhor: sem nenhum custo adicional. 


Só na internet, existe uma variedade enorme de canais disponíveis para divulgações deste tipo. Os grupos do WhatsApp, por exemplo, podem ajudá-lo a conseguir um locatário dentro dos seus próprios contatos, tornando a negociação próxima e menos burocrática.


Outras opções de divulgação são os portais que falam sobre o mercado imobiliário, os sites de compra e venda, as redes sociais e outras plataformas especializadas em aluguel, que colocam o proprietário em contato direto com o futuro locatário, sem nenhuma intermediação. 

Contrate serviços de confiança

Neste novo cenário, mais tecnológico e acessível tanto para o dono do imóvel, quanto para o interessado em alugar, as imobiliárias deixaram de ser a única opção disponível no mercado.


Agora, você pode contratar outros tipos de serviços, em plataformas totalmente digitais, com o mesmo nível de segurança e confiança que você busca ao alugar a sua propriedade. 


Em sites como a Mell.ro, uma garantidora e desenvolvedora de tecnologia para o mercado imobiliário, os donos de imóvel têm contato direto com inquilinos que também são interessados neste formato de negócio menos burocrático. 


A ideia é justamente facilitar a busca para ambos os lados e oferecer liberdade para que as partes tenham controle total sobre as decisões do aluguel. 


Isso reduz a papelada, as idas e vindas até a imobiliária, taxas de inspeção e reforma, e várias outras questões que podem ser tratadas de forma direta e depois formalizadas em um contrato, que também pode ser digital.  

Responda com agilidade

Depois de produzir fotos atraentes, criar uma descrição detalhada sobre todos os atributos do imóvel e distribuir a mensagem em diversas plataformas, você com certeza vai conquistar muitos interessados. 


Nesta fase, várias pessoas entram em contato para esclarecer dúvidas e agendar uma visita ao local. Portanto, se você quer alugar com agilidade, é preciso ser rápido também nas respostas. 


Afinal, ninguém gosta de ser esquecido ou ficar esperando por um retorno eternamente. Até porque, opções competitivas no mercado imobiliário é o que não faltam e sabemos muito bem que as pessoas podem perder o interesse com facilidade. 


Não se preocupe em parecer ansioso. Geralmente, quem entra em contato realmente está interessado e está tão animado quanto você para encontrar o imóvel ideal. Por isso, fique atento às mensagens e se demonstre sempre disponível e prestativo. 


Em pouco tempo, o negócio será fechado e sua propriedade estará em boas mãos. 

Conclusão

Competir com tantos imóveis disponíveis para aluguel de fato não é tão simples quanto parece. Mas existem, sim, maneiras de conquistar a atenção e o interesse de bons inquilinos aplicando essas dicas. 


Encontre os atributos que tornam a sua propriedade única e não tenha medo nenhum de usar seu lado marketeiro para exibir esses diferenciais e convencer o locatário. Invista tempo para preparar o local para as fotos e futuras visitas e não se esqueça de mencionar no seu anúncio todas as particularidades do imóvel. 


Não tenha receio nenhum de divulgar a sua oferta em diferentes canais e de contratar plataformas especializadas na área para auxiliá-lo neste processo. Tudo isso vai contribuir para que o seu imóvel seja alugado rapidamente, sem dores de cabeça.


Artigo publicado originalmente em: https://f5online.com.br/10-dicas-para-alugar-seu-imovel-rapidamente



avatar EDSON CARLOS DA SILVA BEZERRA
Edson Carlos Da Silva Bezerra
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 752 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil