Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

07 Dicas para manter a saúde emocional

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganellifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
07 Dicas para manter a saúde emocional
Criado em 16 MAR. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Em momentos difíceis, de crise como o que estamos vivendo é extremamente importante mantermos nossa saúde emocional. Olhar para dentro de nós mesmos e mantermos a calma, a serenidade e a paz. Eu sei que não é fácil, mas afirmo que é possível.

Para ajudar, vou te dar 7 dicas simples que eu pratico e que me ajudam muito a manter a saúde emocional. Deixe seu comentário aqui depois ou nas minhas redes sociais, se você gostou das dicas, se colocou em prática e qual foi o resultado para você.

Primeira Dica Movimente-se: Isso mesmo, nosso corpo precisa de atividades físicas regulares pois elas ajudam a tirar o foco excessivo das emoções negativas. Além de produzir hormônios que trazem prazer e bem estar ao nosso corpo e mente. Se nesse momento está difícil ou até impossível frequentar uma academia, improvise.... Suba e desça escadas, faça uma caminhada por seu bairro, em seu condomínio, acompanhe aulas online de yoga, condicionamento físico ou simplesmente dance! O importante é que você movimente o seu corpo sempre.

Segunda Dica Quebre a rotina: Você já pensou em aprender a fazer tricô, crochê ou algum outro artesanato? Aprenda e faça algo diferente do que está acostumado. Não deixe seu cérebro e sua vida estagnados. Se aventure em algo diferente. Ou simplesmente mude o trajeto que você faz todos os dias para o trabalho, escola ou até para ir ao mercado. Ao desafiar nosso cérebro com algo fora de sua rotina, mudamos o foco de atenção, o que além de estimular o movimento cerebral, nos afasta de emoções negativas.

Terceira Dica Reserve tempo para você: Isso mesmo, quando foi a última vez que você fez algo realmente prazeroso para você mesma? Como sair para tomar um café ou ir à um cinema sozinha? Quando foi a última vez que você separou alguns minutos do seu dia para fazer algo por você? Separe em sua agenda algum momento durante o dia em que você tem esse compromisso. Pode ser ligar para uma amiga, fazer uma hidratação no seu cabelo ou algo que lhe dê prazer.

Quarta Dica Presentei-se: Você também é como a maioria das mulheres que sempre agrada a todos menos a si mesma? Nos preocupamos em presentear e agradar a todos e nos esquecemos de presentear a pessoa mais importante nós mesmas! Seja um presente, um programa relaxante, uma comida especial ou apenas desfrutar de um tempo em uma boa companhia. Quando nos presenteamos, reforçamos nossa autoestima, o que também nos traz saúde emocional.

Quinta Dica Considere as frustações: Diminua suas expectativas, seja realista e entenda que ninguém fica alegre o tempo todo. Iremos enfrentar sim frustações, medos, inseguranças, iremos nos decepcionar e está tudo bem. Isso faz parte do nosso amadurecimento. O que precisamos para ter uma boa saúde emocional é aprender a lidar com isso sem que nos deixemos abalar.

Sexta Dica Socialize-se: Nós fomos criadas para vivermos em sociedade. Então, precisamos fazer parte de algum grupo social. Fazer parte de um grupo, estar integrado e ativo socialmente, contribui muito para minimizar doenças psicológicas. E são várias as formas que podemos desenvolver isso. Use as redes sociais para conhecer novas pessoas, chame os amigos para um bate papo por vídeo no whats, zoom ou qualquer outra ferramenta.

Sétima Dica Seja grato: Pesquisas mostram que a partir do momento em que nos tornamos mais gratos, melhoramos a sensação de bem estar e prazer, diminuímos o estresse e os sentimentos negativos, aumentamos nossa autoestima, melhoramos o sistema imunológico e até a pressão sanguínea. Então comece agora mesmo o seu exercício de gratidão. Todos os dias, anote três motivos pelos quais você é grato.

Gostou das dicas? Então me segue pelas redes sociais que tenho essa e muitas outras para te ajudar. Bora crescer juntas?

 

Profa. Ms. Giovana Quini

Especialista em Empreendedorismo Feminino

Mentora, Coach e Palestrante.

Professora Universitária na área de Administração de Empresas

www.giovanaquini.com.br

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganelli
Com mais de 30 anos de experiência em gestão empresarial, me especializei nos últimos 15 anos na área da saúde, beleza e bem-estar. Atuo como palestrante e mentora, ajudando profissionais a se transformarem em Empresárias da Beleza.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3815 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?