Para uma empresa brasileira se adaptar ao mercado externo, e ser enaltecida lá fora, é preciso inovação, criatividade e capacidade de se reinventar. Algumas instituições foram além, conheceram as dinâmicas do mercado internacional e hoje já são consolidadas lá fora, como o caso da Havaianas e da Gerdau. Outras podem não ser tão familiares para você, mas não é de hoje que se destacam com suas formas de internacionalização.
Vamos conhecer 05 empresas que brilham no exterior, por seus produtos e processos inovadores?
Fitesa: empresa especializada na confecção de não tecidos para uso no setor de saúde. Presente em 12 países, levando soluções de higiene, medicina e industrial.
Artecola: sendo referência em adesivos e laminados especiais nos mais diversos setores. Se destaca em 06 países da América Latina. Além da internacionalização, ganha destaque pela inovação e sustentabilidade.
Metalfrio: está entre as líderes mundiais, sendo referência em refrigeração comercial, seu trabalho é realizado em 04 fábricas, incluindo o Brasil. E possui escritórios em diversos países.
CZM: fundada em 1976, é uma provedora de soluções em equipamentos para fundação, sendo eles de perfuração e cravação de estaca, exportando suas máquinas para vários países.
Stefanini: entrega soluções tecnológicas, inovadoras, como serviços, softwares e consultoria de informática, em mais de 40 países. Foi fundada em 1987 e hoje é considerada uma das maiores empresas de TI do mundo.
O que elas possuem em comum? O incentivo à criatividade, à busca de soluções inovadoras, o investimento pautado em governança efetiva, ações que permeiam os seus espaços e ambientes de inovação aberta e fechada.
A sua empresa já possui uma ambiente de inovação? Já estabeleceu parcerias com os habitats de inovação do entorno?
Esperamos que todas elas sirvam de inspiração, para que você também possa impulsionar seu negócio inovador mundo afora!