Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Inovação é cultura? ou Cultura é inovação?

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt3
Inovação é cultura? ou Cultura é inovação?
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 19 ABR. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Fundamentalmente, tudo o que uma organização faz ou produz é resultado de sua cultura. 


No entanto, raramente temos tais pensamentos. Muitas vezes pensamos que é o processo, a tecnologia e a estrutura – não as pessoas, nem a cultura – que produzem resultados. 


A inovação pode ser perfeitamente vista como um produto da cultura – como um condensado da cultura organizacional. Sabemos que, na melhor das hipóteses, uma cultura organizacional saudável permite que a inovação ocorra de forma espontânea e com pouco esforço. 


Por outro lado, uma cultura organizacional doente pode ter os melhores processos e tecnologias, mas não pode existir por muito tempo. Ela se autodestrói.


Cultura implica em viver a diversidade. É a diversidade que traz robustez. Qualquer forma de elitismo é perigosa quando nos encontramos no nível cultural, pois, quando o contexto muda, o que acontece sempre, ter uma única abordagem enfraquece o todo. Desse modo, quando se trata da cultura de uma organização, uma diversidade de opiniões é algo a ser bem acolhido e celebrado. 


Como uma sociedade composta por mentes, a cultura também implica em troca, a capacidade de ouvir os outros, e o mais importante, ouvir as críticas que é algo que a maioria dos líderes não está acostumada a fazer. 


Quando uma opinião diferente não é compartilhada em uma reunião, pois o chefe está na sala ou porque um colaborador não quer quebrar o “alinhamento”, ela, inevitavelmente, vem à tona novamente. E, dependendo de onde surge, pode se tornar um grande obstáculo para que qualquer ação seja realizada


Assim, a confiança é o ingrediente mais fundamental para qualquer cultura bem sucedida.

 

O esforço de criar e manter relações de confiança em todos os níveis de uma organização é, provavelmente, a maior e a mais importante tarefa para os líderes. Uma abordagem comum utilizada por grupos indígenas é sentar-se em círculo para discutir os problemas, na qual eles respeitam e ouvem uns aos outros com suas mentes e corações. 

É uma espécie de diálogo livre, no qual, às vezes, um pedaço de pau ou uma pena é passado para dar autoridade a quem está falando. 


E depois, quando o círculo for completado, todo mundo parece saber o que fazer e como agir. Muitas vezes, as empresas enfrentam obstáculos enormes para implementar sua estratégia, não porque elas não possuem os recursos adequados, a tecnologia ou o processo correto, mas, simplesmente, porque duas ou três pessoas não são capazes de se sentar e se comunicar. Então, seguem por seus próprios caminhos em vez de atuar como um só organismo. 


Como um organismo alinhado e articulado que poderia ser, para encontrar caminhos novos e soluções em potencial.


Como se organiza a cultura organizacional da sua empresa? 


Sua equipe e colaboradores se estruturam sobre culturas estritamente conservadoras, ou produz condições e ambientes inovadores?


Ela orbita em torno de inovações ou distrações?



Deixe no comentário a sua resposta!

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereira
Olá, sou Renato, inquieto e totalmente viciado em transmitir conhecimento, buscando sempre comunicar de forma simples e descontraída. Sou business designer na Nectus, um laboratório de inovação aberta que constrói soluções estratégicas para o desenvolvimento sustentável de comunidades à negócios. favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1367 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios