Fundamentalmente, tudo o que uma organização faz ou produz é resultado de sua cultura.
No entanto, raramente temos tais pensamentos. Muitas vezes pensamos que é o processo, a tecnologia e a estrutura – não as pessoas, nem a cultura – que produzem resultados.
A inovação pode ser perfeitamente vista como um produto da cultura – como um condensado da cultura organizacional. Sabemos que, na melhor das hipóteses, uma cultura organizacional saudável permite que a inovação ocorra de forma espontânea e com pouco esforço.
Por outro lado, uma cultura organizacional doente pode ter os melhores processos e tecnologias, mas não pode existir por muito tempo. Ela se autodestrói.
Cultura implica em viver a diversidade. É a diversidade que traz robustez. Qualquer forma de elitismo é perigosa quando nos encontramos no nível cultural, pois, quando o contexto muda, o que acontece sempre, ter uma única abordagem enfraquece o todo. Desse modo, quando se trata da cultura de uma organização, uma diversidade de opiniões é algo a ser bem acolhido e celebrado.
Como uma sociedade composta por mentes, a cultura também implica em troca, a capacidade de ouvir os outros, e o mais importante, ouvir as críticas que é algo que a maioria dos líderes não está acostumada a fazer.
Quando uma opinião diferente não é compartilhada em uma reunião, pois o chefe está na sala ou porque um colaborador não quer quebrar o “alinhamento”, ela, inevitavelmente, vem à tona novamente. E, dependendo de onde surge, pode se tornar um grande obstáculo para que qualquer ação seja realizada.
O esforço de criar e manter relações de confiança em todos os níveis de uma organização é, provavelmente, a maior e a mais importante tarefa para os líderes. Uma abordagem comum utilizada por grupos indígenas é sentar-se em círculo para discutir os problemas, na qual eles respeitam e ouvem uns aos outros com suas mentes e corações.
É uma espécie de diálogo livre, no qual, às vezes, um pedaço de pau ou uma pena é passado para dar autoridade a quem está falando.
E depois, quando o círculo for completado, todo mundo parece saber o que fazer e como agir. Muitas vezes, as empresas enfrentam obstáculos enormes para implementar sua estratégia, não porque elas não possuem os recursos adequados, a tecnologia ou o processo correto, mas, simplesmente, porque duas ou três pessoas não são capazes de se sentar e se comunicar. Então, seguem por seus próprios caminhos em vez de atuar como um só organismo.
Como se organiza a cultura organizacional da sua empresa?
Sua equipe e colaboradores se estruturam sobre culturas estritamente conservadoras, ou produz condições e ambientes inovadores?
Ela orbita em torno de inovações ou distrações?
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