Cultura Organizacional: o alicerce do sucesso empresarial

Quer saber como a cultura organizacional pode ser o diferencial da sua empresa e impulsionar o sucesso do seu negócio? Confira nosso artigo e aprenda a definir e construir uma cultura forte que engaja colaboradores, aumenta a produtividade e gera resultados.

Tempo de leitura: 5 minutos

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Saiba como a cultura organizacional pode ajudar a fortalecer sua empresa e alcançar o sucesso

Vamos começar com uma reflexão… Idalberto Chiavenato, renomado escritor na área de Administração de Empresas e Recursos Humanos buscou definir a cultura organizacional.  Ele destaca que investir em uma cultura organizacional forte é fundamental para motivar os funcionários e garantir o sucesso do negócio.

Mas para entender como construir a cultura organizacional do seu negócio, primeiro é preciso compreender o significado desse termo no mundo corporativo. Não há uma definição única, mas sim uma compreensão geral baseada na prática.

Compreendendo a cultura organizacional

A cultura organizacional pode ser definida como o conjunto de crenças, normas, diretrizes e hábitos praticados por uma empresa. Para ser eficaz, precisa ser compreendida e aplicada por todos os funcionários, especialmente pela liderança.

Serve como base para tomada de decisões e comportamentos em todos os setores da empresa, refletindo não só como é vista pelos colaboradores, mas também transmitindo aos públicos externos os valores, missão e propósito da empresa.

A falta de uma cultura organizacional bem estruturada e compreendida pode impactar negativamente diversos aspectos, como alta rotatividade de funcionários, baixa produtividade e falta de credibilidade no mercado.

A cultura organizacional define os comportamentos, crenças e valores da empresa. Por isso, gerenciar os colaboradores corretamente é o primeiro passo para alinhá-los ao propósito da empresa e evitar frustrações que podem levar à desmotivação e baixa produtividade, por exemplo.

Ter uma cultura organizacional bem estruturada resulta em menor rotatividade, maior sucesso na atração de talentos, aumento da produtividade e outros benefícios na gestão de pessoas.

Agora responda: a cultura organizacional da sua empresa  está bem definida? Caso a resposta seja “não” ou  você ache que não é forte o bastante, é hora de começar a considerar quais crenças, comportamentos e valores você gostaria que fossem adotados no dia a dia do seu negócio. Para isso, é essencial entender como ela se forma e como pode ser aplicada na gestão de pessoas.

Como ela se forma?

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Iniciar o desenvolvimento de uma cultura organizacional não é simples, especialmente quando a empresa já está operando e ao longo do tempo adquiriu certos comportamentos e valores de forma natural. Portanto, alinhar as expectativas dos gestores com a realidade prática pode ser um desafio.

O foco na construção da cultura organizacional deve ser encontrar um caminho que atenda às expectativas de todos os envolvidos: gestores, colaboradores e clientes. 

Por isso, mais do que simplesmente descrever a cultura da empresa, é necessário compreender o que foi construído ao longo do tempo e como a adaptação pode ser feita para criar algo mais sólido e consistente.

Alguns questionamentos podem auxiliar nesse processo, como: a empresa é flexível ou possui uma estrutura mais rígida? A gestão é centralizada ou descentralizada? A empresa busca apenas lucro ou tem um propósito maior? O trabalho em equipe é valorizado ou há mais ênfase nas conquistas individuais?

Construindo os alicerces

A cultura organizacional de uma empresa inclui a definição da sua missão, valores, propósito e também das normas de conduta que os funcionários devem seguir. Para descrevê-la adequadamente, é fundamental que esses elementos estejam bem definidos para os líderes da empresa.

Entretanto, você deve lembrar que esse conjunto de comportamentos e metas da empresa precisa ser compartilhado com todos os colaboradores, e qualquer falta de alinhamento na compreensão da cultura organizacional pode afetar diretamente os resultados do negócio.

Ter uma descrição clara da cultura organizacional é útil para orientar os novos colaboradores e comunicar-se com o público externo. No entanto, mais importante do que simplesmente descrever a cultura organizacional, é compreendê-la profundamente para garantir que esteja alinhada com a rotina da empresa e com as expectativas dos colaboradores.

Definindo a Missão

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O primeiro passo na construção da cultura organizacional é estabelecer a missão da empresa. Essa declaração deve responder por que o negócio existe, ou seja, qual é o propósito fundamental que o motivou a ser criado.

A missão não apenas identifica a empresa, mas também reflete seu propósito como entidade comercial. Cada decisão estratégica tomada pelos gestores deve estar alinhada com essa missão.

Definindo a Visão

Já a visão projeta onde a empresa almeja estar no futuro, delineando os objetivos a longo prazo do negócio. No início de uma empreitada, todo empreendedor tem em mente suas aspirações para o empreendimento.

Portanto, a visão deve traduzir essas aspirações em uma declaração clara e alcançável dentro do prazo determinado pela estratégia empresarial.

Definindo os Valores

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Os valores, por sua vez, representam os princípios orientadores que todos os membros da empresa devem seguir. Eles servem como guia para o comportamento dos colaboradores e comunicam ao público externo a identidade corporativa da empresa.

Ao contrário das crenças, que são individuais, os valores devem ser praticados diariamente e guiar as decisões corporativas, contribuindo para a construção de uma credibilidade sólida para a empresa.

É importante ressaltar que a Missão, Visão e Valores não são estáticos. À medida que as empresas evoluem e se adaptam, é natural que esses conceitos sejam atualizados para refletir as mudanças e o progresso do negócio.

Vamos a alguns exemplos para a definição de cultura organizacional ficar mais clara?

A Netflix exemplifica uma cultura empresarial robusta, enfatizando a eficiência dos processos e a adaptabilidade, visando evitar desperdícios. Em seu documento sobre Cultura Netflix, a empresa enfatiza a autonomia dos funcionários para assumir responsabilidades, coordenar suas tarefas e agir com responsabilidade.

Já a Starbucks concentra sua cultura organizacional no bem-estar da comunidade e na preservação ambiental. O dia a dia da empresa reflete sua missão de inspirar e nutrir o espírito humano, um indivíduo de cada vez, por meio de uma xícara de café e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades.

Na prática, a cultura organizacional funciona como um guia de conduta para todos os colaboradores, incluindo os líderes de alto escalão. Essa base é fundamental para a identidade da marca, exigindo que todos os profissionais incorporem no dia a dia os princípios valorizados pela empresa. E cá entre nós… a cultura organizacional pode (e deve) ser implementada em empresas de todos os portes.

E lembre-se de que é imprescindível que a cultura organizacional seja um alicerce para as decisões estratégicas do negócio e seja compreendida de forma abrangente por todos os funcionários.


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