A sustentabilidade não auxilia apenas o meio ambiente. Mas ajuda a sua empresa também!

O que é Sustentabilidade

“Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”. Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam atender as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

 

Rentabilidade e Economia

Sociedade e consumidores estão cada vez mais conscientes, atentos e exigentes em relação à sustentabilidade. Todos observam como as instituições e empresas estão aderindo ou não às práticas sustentáveis. O tratamento dos resíduos (lixo), por exemplo, é um dos itens mais observados por consumidores, assim como as embalagens dos produtos e os anúncios publicitários. Ao adotar atitudes e práticas sustentáveis, as empresas tendem a conquistar e fidelizar essa enorme clientela consciente e engajada na mudança de hábitos e comportamento da humanidade.

Ao reduzir o consumo de recursos naturais, especialmente água e energia, os empreendimentos também economizam recursos financeiros. Atitudes sustentáveis praticadas como princípios em empresas de todas as atividades econômicas, envolvendo todos os trabalhadores e colaboradores, promovem o estabelecimento de uma nova cultura de produção e prestação de serviços responsáveis. Economia e ecologia são compatíveis, especialmente no ambiente empresarial.

Como aplicar

O Centro Sebrae de Sustentabilidade criou uma série chamada "Dimensões da Sustentabilidade" para mostrar como a sustentabilidade pode ser implementada em cada área da empresa. 

Clique e saiba como aplicar ações sustentáveis no seu negócio.

Dimensões da Sustentabilidade

Apoio do Sebrae

O Sebrae apoia as micro e pequenas empresas na implementação de programas de melhoria de desempenho ambiental voltados, por exemplo, na redução de desperdícios, na eficiência energética, uso racional de água, otimização das matérias primas e reaproveitamento de resíduos. A instituição dispõe de ferramentas e produtos que podem ser disponibilizados às micro e pequenas empresas por meio de projetos, consultorias e outras ações em todas as unidades da Federação. 

Conheça o Centro de Sustentabilidade Sebrae