O Brasil vem cada vez mais se consolidando como um destino de eventos e as perspectivas para o segmento são muito promissoras.

O Projeto

 A sigla MICE, como é conhecida a atividade que congrega o Turismo de Negócios e Eventos no mundo, engloba as seguintes tipologias:

  • Reuniões (Meetings)
  • Incentivo (Incentive)
  • Conferências, Congressos, Convenções (Congress)
  • Feiras de Negócios (Exhibitions)

O Ministério do Turismo define o MICE como “o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social”.

As perspectivas para o segmento de Turismo de Negócios são muito promissoras, devido à notoriedade que o Brasil está alcançando por sediar grandes eventos mundiais.

 Dados referentes ao ano de 2013:

  • Foram realizadas mais de 590 mil feiras, congressos e convenções nacionais e internacionais.
  • Chegando a movimentar R$ 209 bilhões.
  • Crescimento de mais de 460% em doze anos.
  • O segmento atraiu mais de 202 milhões de pessoas.
  • Com o gasto médio de R$ 161,80 por dia.
  • Totalizando R$ 99,3 bilhões.
Fonte: Ministério do Turismo

 

Quando analisamos as estatísticas produzidas pela Paraná Turismo, sob o ponto de vista dos tipos de turismo que mais se destacam, encontramos mais um referencial de destaque para o Turismo MICE.

Dados do Turismo do Paraná, em 2014:

  • 14,9 milhões de turistas.
  • 43% motivados por negócios e eventos.

Fonte: Paraná Turismo

 

Diante desses números e considerando que o turista MICE valoriza o serviço qualificado e gasta cerca de 3 vezes mais que o turista convencional nos destinos visitados, e que esse tipo de turismo permite atuar em cidades onde o apelo para o turismo convencional é insipiente, o SEBRAE PR tomou algumas decisões em sua atuação no Turismo.

A principal é que, desde o início de 2013, o SEBRAE PR decidiu priorizar o Turismo MICE. A primeira providência foi organizar uma governança estadual, juntamente com as instituições Sistema Fecomércio do Paraná, Associação Brasileira de Empresas de Eventos no Paraná, ABEOC PR, Paraná Conventions & Visitors Bureaux e Paraná Turismo.

 

Em seguida, essas instituições conceberam o Termo de Referência que norteia desde então suas participações no Programa e respectivos Projetos. 

 

O objetivo geral do Projeto Paraná MICE é:

  • Incrementar esse tipo de turismo no Estado e consolidá-lo como um destino competitivo no seguimento, tanto no cenário nacional, quanto internacional.

Abrangência

Empresas das seguintes regiões:

  • Curitiba
  • Campos Gerais
  • Londrina
  • Maringá
  • Cascavel
  • Foz do Iguaçu
  • Litoral (*)
(*) Somente no Litoral a atuação do Sebrae PR enfoca os demais tipos de Turismo.

 

Que atuem nos seguintes segmentos:

  • Meios de Hospedagens
  • Agências de Turismo Receptivo
  • Gastronomia de Relevância Turística
  • Transportadores Turísticos
  • Organizadores de Eventos
  • Espaços para Eventos
 

Contato

As empresas interessadas em participar devem entrar em contato com o SEBRAE através do telefone 0800 570 0800, pelo e-mail acarvalho@pr.sebrae.com.br ou indo até a unidade mais próxima.