Projeto aproxima pequenas empresas de canais de comercialização, oferecendo oportunidade de negócios. O melhor caminho entre sua empresa e o mercado.

O que é

A Rede Nacional Comércio Brasil, criada em 2005 pelo Sebrae, facilita o acesso e o relacionamento sustentável e efetivo entre sua micro ou pequena empresa e os canais de comercialização (atacado, varejo, representante comercial e outros).

No projeto, uma rede de agentes especializados, chamados agentes de mercado, identifica novas oportunidades de negócios e disponibiliza mecanismos para a abertura e a expansão das empresas participantes para outros estados e regiões.

A iniciativa estabelece alianças e parcerias de negócios e contribui para a manutenção e/ou incremento do faturamento das micro e pequenas empresas dentro e fora dos estados.

Podem participar os pequenos negócios dos setores industrial, comercial e agrícola, inclusive cooperativas e associações.

Como funciona

  • Primeiramente, é realizada a seleção dos agentes de mercado dos estados interessados em participar do projeto, bem como a identificação dos segmentos e empresas a serem trabalhadas na região.
  • Em seguida, os agentes de mercado identificam se a empresa está apta a participar do Comércio Brasil. Esse diagnóstico aborda pontos relacionados a comercialização (conhecimento do mercado, políticas de preço e logística).
  • Após diagnosticar a empresa e classificá-la em apta, os agentes de mercado irão prospectar canais de comercialização, além de divulgar a empresa e seus produtos na Rede e em eventos destinados à aproximação comercial.
  • Finalmente, inicia-se a fase de "operação da rede", quando é realizada a aproximação entre as empresas ofertantes e representantes/canais de comercialização, que podem estar localizados no mesmo estado da empresa ofertante ou em outro estado participante.